segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Douradas no Forno com Alecrim

Estas douradas são provenientes de um novo programa de cultura de peixe.
É o programa "Origens", e consiste em criar douradas e trutas em viveiros no meio do mar, são criadas em água salgada, e sem aditivos, crescem ao seu rirmo, e garanto-vos que o sabor compensa. Este sabe a peixe de mar que eu tanto gosto, vale a diferença de preço que têm para as douradas de viveiro.
Trazem com elas uma etiqueta que as identifica.




Ingredientes
  • 2 douradas com cerca de 450g cada
  • 2 cebolas às rodelas finas
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 tomates maduros
  • sal e pimenta
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 copo de vinho branco
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 1 ramo de salsa
  • 2 hastes de alecrim
  • batata para cozer

Preparação

Temperar as douradas, depois de arranjadas e limpas, com sal e pimenta. Reservar cerca de 1 hora.

Num tabuleiro de forno, deitar metade do azeite, uma cebola em rodelas finas e 2 dentes de alho picados. Colocar o peixe por cima, dispor as batatas em cubos à volta, e juntar os restantes ingredientes. Salpicar as batatas de sal, e levar ao forno a 180º, cerca de 45 minutos, ou até o peixe e as batatas se encontrarem assados.
Servir com uma salada verde.

25 comentários:

  1. Não duvido. Eu costumo abastecer-me de peixinho na zona de peniche e realmente a diferença é grande.
    Estas douradas ficaram com um aspecto excelente.

    ResponderEliminar
  2. Pelo bom aspecto, acredita que no sabor tb se sinta a diferença.
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É UM PEIXE QUE GOSTO IMENSO, COSTUMO GRELHAR MAS TAMBÉM GOSTO DELE ASSIM ASSADO.
    FICOU ÓPTIMO.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. que belas douradas Giselinha gostei muito amiga,bjokinhass

    ResponderEliminar
  5. ja sabes sou fan de peixe e essas douradas estao tao boas beiinhos

    ResponderEliminar
  6. Gosto imenso de dourada e sei bem do que falas o peixinho do mar tem um sabor igualável, não fosse eu açoriana a costumada a comer peixinho do mar do Oceano Atlântico,lol.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficaram com um aspecto maravilhoso :=) amei
    beijo

    ResponderEliminar
  8. Que delicia! Deve fazer toda a diferença de certeza! :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Mas que delicia de douradas. É um dos peixes que aqui em casa de come.
    Não conhecia esse programa, mas assim vale a pena.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Hummm Gisela, adoro douradas, mas tem que ser do mar, das de viveiros de agua doce nem pensar nao têm o mesmo saborzinho como tu dizes a mar!!!

    A tua sugestao agradou-me imenso adorei!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Gisela que aspecto delicioso, eu adoro douradas mas sinceramente as de viveiro não me agradam muito tenho de experimentar estas.

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Gisela, adorei este peixinho e como ontem comprei um vasinho de alecrim, qualquer dia experimento.
    Obrigado! :D
    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Gisela,
    Que maravilha que ficaram essas douradas... Gosto muito de alecrim, alem do sabor maravilhoso que da na comida, deixa um aroma muito bom pela casa : ) Uma receita bem saudável.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Uma refeição ao meu gosto, peixe e ainda por cima dourada criada no mar, o sabor é concerteza outro.

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Já tenho ouvido falar neste tipo de piscicultura, e gostaria de experimentar, poderia informar-me onde é que se vendem estas douradas?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde, já tenho ouvido falar neste tipo de piscicultura e gostaria de experimentar. Agradecia-lhe imenso se me pudesse informar onde se vendem estas douradas.

    ResponderEliminar
  17. Dpurada é dos meus peixes preferidos :) E alecrim é o cheiro de eleição! Esta perfeito!!

    PS: obrigada pela dica no rolo de carne em massa folhada, ja rectifiquei! é no que da a pressa, tem sido complicado postar!!

    beijinhooo

    ResponderEliminar
  18. Gisela ficaram fantásticas e concordo plenamente com a diferença do sabor.. por vezes vale a pena gastar um pouco mais e comer melhor. Adorei a tua receita, o alecrim é o melhor amigo de qualquer peixe, na minha opinião. beijo da Marmita

    ResponderEliminar
  19. gisela as douradas do mar sao maravilhosas. eu também prefiro e sempre que encontro trago dessas.
    estão uma delicia
    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde,

    tive imenso gosto em visitar o seu blog, muito bem escrito, oraganizado e boas imagens...

    Apenas, faço um apelo para a reconciliação com o vinho e as refeições...
    Deste modo, venho pedir se pode colocar o link do nosso blog no seu site, o nosso blog fala sobre vinho e critica de marcas e pode muito bem ajudar os seus visitantes a escolher um bom vinho...
    Blog: Vinho - Um ritmo de vida
    http://vinho-umritmodevida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Muito obrigada a todos pela visita e pelos vossos comentários,

    Mjoão aqui na minha zona eu encontro no Intermarché, em Vila Nova de Santo André, e acredita que o sabor é bem diferente

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Que bom aspecto tem esse peixinho, não conhecia esse programa de aquicultura.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Aqui em casa adoramos um belo peixinho...Vou levar sua receita pra testar pois agora a pesca abriu, acabou a piracema, então já já terei vários peixinhos pra preparar...rs

    bjim

    ResponderEliminar