quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bola Doce Mirandesa e uma Páscoa Feliz!

Uma bola que para mim é um folar.

Ideal para quem não gosta de bolos muito doces, assim como eu. 

Espero que gostem e passem uma Páscoa Feliz!!! E Docinha....






Ingredientes


  • 250g de leite
  • 50g de manteiga à temperatura ambiente
  • 160g de açúcar
  • 20g de fermento de padeiro fresco
  • 500g de farinha sem fermento ( tive que acrescentar mais 100 ou 150)
  • 1 colher de chá de sal
  • 50g de azeite
  • 1 ovo
  • 2 gemas de ovo
  • 20g de canela em pó



Preparação Bimby

Colocar no copo o leite, 25g de manteiga, 10g de açúcar e o fermento, aquecer 1 minuto, temperatura 37, velocidade 1.
Adicionar a farinha e o sal e amassar 2 minutos na velocidade espiga. Deixar levedar dentro do copo até duplicar de volume, cerca de 1 hora.
Baixar o que estiver agarrado às paredes do copo com a espátula e adicionar o azeite, o ovo, as gemas, 25g de manteiga e amassar mais 1 minuto na velocidade espiga. Nesta fase tive que adicionar mais um bocado de farinha porque a massa ficou muito mole e peganhenta.

Pré aquecer o forno a 180º. 

Numa supeficie polvilhada de farinha e com a ajuda de um rolo esticar 1/3 da massa e forrar o fundo e as laterais de um tabuleiro untado com 30X25 cm. Polvilhar com 2 colheres de sopa de açúcar e canela.
Dividir a restante massa em 5 pedaços iguais e estender finamente cada um em rectângulo. Ir colocando no tabuleiro alternando cada camada de massa com açúcar e canela, de modo a ficar bem coberto com esta mistura. Unir as extremidades da ultima camada com as laterais e fechar bem. Polvilhar apenas com açúcar e levar ao forno cerca de 25 minutos.
Servir morna ou fria.

Preparação Tradicional (não testada)

Aquecer um pouco o leite e dissolver o fermento. Juntar 25g de manteiga, 10g de açúcar e mexer bem. Acrescentar a farinha  e o sal e amassar um pouco.
Deixar levedar até duplicar de volume.
Adicionar o ovo, as gemas, o azeite e a restante manteiga e amassar mais um pouco até obter uma massa macia . Se necessário adicionar mais farinha.

Para montar a bola, proceder como mencionado acima.



Fonte - Momentos de partilha de Abril/2014

14 comentários:

  1. Ainda ontem procurava a receita e não encontrava. Vou levar a receita comigo. Boa páscoa.

    ResponderEliminar
  2. Ficou espectaculo!!! Eu adoro bolas, folares, não sou nada esquisita :)
    Ficou lindo
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também fiquei com esta receita debaixo de olho.
    A tua está com um ar bem apetitoso!

    ResponderEliminar
  4. Também fiquei com esta receita debaixo de olho quando a vi.
    A tua está com um ar bem apetitoso!

    ResponderEliminar
  5. É sem dúvida uma bola, que lá em cima folar é de carnes :)
    Eu tenho uma receita caseirinha das minhas comadres que é muito boa.
    A tua está com bom aspecto mas falta-lhe o licor entre as diferentes camadas, que lá em cima é obrigatório.
    Beijocas e boa Páscoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tu o dizes eu acredito, quem melhor que tu para me dares essas dicas. E que licor usam?
      beijocas

      Eliminar
  6. Deve ter ficado mesmo boa. Eu também não gosto de doces muito doces.
    Beijinhos e uma Páscoa Feliz!

    ResponderEliminar
  7. Ficou linda,adorei o interior
    Boa páscoa
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Gosto mesmo muito Gisela!
    Adoro folares e bolas em jeito de folar, doce q.b., e com canela.
    Maravilha. Boa Páscoa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. adoreiiiiiii esta 5* mt mas mt bonito adorei o interior humm bjs bs boa pascoa

    ResponderEliminar
  10. Que boa deve ser esta bola! Deve ficar meio folhada, não? Tem um aspecto óptimo, gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que perdição de bola que tu me mostras! Não conhecia essa bola mirandesa, mas fiquei fã para a experimentar :)
    Beijinhos e Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  12. que apecto maravilhoso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar