quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Bolo de Bolacha e um Feliz 2015 !!

Chegou mais um novo ano, e com ele espero que venha saúde, amor e algum dinheiro para todos .

Este bolo foi a sobremesa que fiz para a passagem de ano aqui em casa, a filhota foi passar o ano com os amigos e levou arroz doce e brownies. Nós ficámos os dois e nada melhor que um bolinho destes para adoçar a noite.
A receita é a que a minha mãe sempre fez, não havia festa de anos, minha ou da minha irmã, em que não houvesse um bolo de bolacha... e eu gosto tanto!!

Feliz 2015 para todos!!!




Ingredientes


  • 125 gr da manteiga à temperatura ambiente
  • 200gr de açúcar
  • 2 gemas
  • 1 ovo inteiro
  • 250 gr de bolacha Maria
  • café quente e forte


Preparação

Começar por fazer o café.

Bater a clara em castelo e reservar.
Numa taça bater a manteiga com o açúcar até obter uma mistura macia. Adicionar as gemas e bater mais um pouco. Por fim juntar a clara em castelo e envolver bem.

Deitar o café num prato fundo e molhar as bolachas uma a uma e ir dispondo num prato. Alternar as camadas de bolacha com um pouco de creme.
Por fim barrar o bolo todo com o restante creme e enfeitar a gosto. Gosto de colocar raspas de chocolate, mas neste a Beatriz quis pérolas prateadas de açúcar.

Levar ao frigorífico até ao momento de servir.

Esta receita rende um bolo pequeno, se quiser maior terá que duplicar as quantidades.

15 comentários:

  1. Esse doce sabe sempre tão bem! Feliz 2015!

    ResponderEliminar
  2. adoro bolo de bolacha o teu ele da agua na boca humm um feliz 2015 mt feliz bjs

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto também querida Gisela e olha só que mimo e lindo está o teu. Obrigada por partilhares,

    um grande beijinho, bom fim de semana e BOM ANO!

    ResponderEliminar
  4. Logo com o meu bolo preferido!! :D Excelente!
    Bom ano!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  5. Quem é que não gosta de bolo de bolacha? Este ficou lindo, apetece mesmo comer uma fatia!
    Beijos e Feliz 2015!

    ResponderEliminar
  6. Olá Gisela. Esta é simplesmente a sobremesa preferida do meu pai e do meu sogro. Foi muito bem escolhida para a passagem de ano. Ultimamente tenho feito outras versões deste bolo, mais ao jeito trifle e sem manteiga, mas com natas e leite condensado (calorias a dobrar, não é?).
    E vim aqui deixar-te um abraço apertado e votos de um 2015 com tudo o que mereces e aspiras.
    Beijinhos desta açoriana.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Maravilhoso! Acabei de voltar à minha infância! Era o meu bolo preferido.
    Vou levar este comigo ;)
    Beijinhos e bom ano.
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Adoro bolo de bolacha.
    Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/quiche-de-atum-e-milho-e-salame.html

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de bolo de bolacha!
    Ficou muito bonito :) Está com um aspecto delicioso!
    Um grande beijinho e bom ano

    ResponderEliminar
  10. Este bolo de bolacha deve ser maravilhoso!!

    ResponderEliminar
  11. Demorei algum tempo a apaixonar-me por bolo de bolacha. À primeira tentativa falhada (que nem percebo porque falhou porque é simplicíssimo) desisti e passei anos a recusar repetir. O ano passado repeti e em boa hora o fiz. Cá por casa ficaram fãs! Bom Ano!

    ResponderEliminar
  12. Fica sempre bem e é tão bom o bolinho de bolacha, bjs.

    ResponderEliminar
  13. hummmm, gosto tanto de bolo de bolacha.

    ResponderEliminar