sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Colchão de Noiva.

Já vos aconteceu, ter uma peça de louça para usar e decidir a receita em função disso?
Foi o que aconteceu com este bolo. O prato preto chegou a casa, e que bem que ficava um bolo branco lá em cima. Pois então a escolha estava feita, até porque já andava para ser feita à muito tempo.


Ingredientes

Para o bolo
  • 180g de açucar
  • 100g de fécula de batata
  • casca de 1 limão
  • 6 ovos
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • coco ralado
Para o creme
  • 600g de leite
  • 40g de farinha Maizena
  • 100g de açucar
  • 2 ovos
  • 1 colher de café de sumo de limão

Preparação Bimby

Colocar no copo as cascas de limão e o açucar e pulverizar 15 segundos, velocidade 9.  Retirar e reservar.
Colocar a borboleta , adicionar as claras e bater 6 minutos, velocidade 3 1/2. Reservar.
Sem borboleta, deitar no copo o açucar reservado e as gemas e bater  2 minutos, velocidade 3. Adicionar a fécula de batata e o fermento e misturar durante 15 segundos, velocidade 3.
Por fim incorporar as claras em castelo, envolvendo bem com a ajuda da espátula sem bater.
Levar a forno em tabuleiro rectangular ( fiz numa forma redonda) bem untado e polvilhado, a 180º até estar cozido. A receita indica 15 minutos, mas o meu levou verca de 30.
Preparar entretanto o creme colocando todos os ingredientes no copo limpo,  7 minutos, temperatura 90, velocidade 4.

Quando o bolo estiver frio, cortar em duas partes iguais, rechear com parte do creme, cobrir com o restante e polvilhar com o coco ralado.


Preparação Tradicional

Bater as gemas com o açucar e a raspa de limão até obter uma mistura esbranquiçada. Adicionar a fécula de batata e o fermento e misturar bem. Por fim juntar as claras batidas em castelo e envolver sem bater.

Levar a forno em tabuleiro rectangular ( fiz numa forma redonda) bem untado e polvilhado, a 180º até estar cozido. A receita indica 15 minutos, mas o meu levou verca de 30.

Preparar entretanto o creme, levando todos os ingredientes a lume brando numa caçarola anti aderente, mexendo sempre até engrossar.
Quando o bolo estiver frio, cortar em duas partes iguais, rechear com parte do creme, cobrir com o restante e polvilhar com o coco ralado.


Fonte - O Melhor das Nossas Familias - Livro Bimby

Este bolo fica muito fofo, devido à fécula de batata. Reduzi a quantidade de açucar quer do bolo, quer do creme. As quantidades que indico foi as que utilizei.

38 comentários:

  1. Ficou lindo! O meu marido gosto muito deste bolo.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Que lindo mesmo Gisela, ficou perfeito nesse prato lindo....bjokitas

    ResponderEliminar
  3. Ficou bem bonito, deve ser mesmo delicioso! Beijos e um bom fim semana.

    ResponderEliminar
  4. Para mim é sem dúvida um dos melhores bolos que existe!!!
    Ficou lindo o teu perfeito para o novo prato!!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspecto, tenho que fazer, sem dúvida!!!

    ResponderEliminar
  6. Gisela, que lindo que ficou o teu bolo.
    Acreditas que nunca o fiz, apesar da minha vontade de o fazer.
    Sim, a fécula de batata põe os bolos muito fofinhos, imagino esse bolinho muito, muito fofinho;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Gisela, a foto está lindaaaa! Parabens. Esse bolo deve ser algo de maravilhoso, mesmo quem não coma nunca mais esquece o aspeto dele. Maravilhoso, sinceramente :)
    Para mim é o bolo ideal para uma festa de aniversário, são os meus preferidos, simples mas muito requintados.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. muito muito lindo devia estar uma delicia a julgar pelo o aspecto, obrigado pela dica do leite, beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Ficou lindo Gisela e que guloso hummmm. Óptima sugestão para a estreia e inauguração do prato.

    beijinhos e BOM FIM DE SEMANA!!

    ResponderEliminar
  10. Gi, este teu bolo abriu o baú de recordações! Quando era miúda e havia festas, a minha tia fazia sempre o colchão de noiva, não podia faltar este bolo. Que saudades do tempo de criança!
    Vou fazer este bolo hoje ou amanhã, pois quero presentear a minha mãe também com estas recordações!
    Ficou lindo o bolo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Mas que delicia... foi muito bem escolhido =)
    Podia era estar aqui, assim era menos um bolinho que tinha de fazer ;)
    beijinhos e obrigada pelos parabéns

    ResponderEliminar
  12. O bolo, o creme tudo me parece perfeito!!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  13. Por acaso acho que nunca aconteceu mas este bolo é um espectáculo, um dos meus favoritos :)

    ResponderEliminar
  14. Amiga, esse bolo é um pequeno pecado. Adoro!! Acho que não podias ter escolhido melhor para a estreia do prato. :))
    beijocas

    ResponderEliminar
  15. Ficou lindissimo, o bolo!!! E fica muito bem no prato preto :) De sabor deve ter ficado delicioso, tem ar disso.

    Tania *

    ResponderEliminar
  16. Gisela, tão lindo!! Está perfeito e deve ser tão mas tão fofinho :)
    Nunca fiz, mas tenho imensa vontade, só de olhar até me babo. E sim, o prato perto estava mesmo a pedir um bolo destes.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Nunca provei este bolo mas parece delicioso e com um prato preto, nunca me comprometo :P neste caso, realça ainda mais a beleza do bolo :) beijinhos e um óptimo fim-de-semana

    ResponderEliminar
  18. Olá Gisela :)
    Gosto muito deste bolo, e o teu ficou maravilhoso! Que gulodice... :)
    Beijinho e bom fim de semana :)
    A foto ficou linda!!

    ResponderEliminar
  19. Parece-me que foi uma escolha perfeita para estrear o prato preto. :) O bolo está com um aspecto delicioso (a fatia está mesmo a chamar por mim...). Beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  20. Já tinha ouvido falar desta receita mas não conhecia.
    Está 5*****

    ResponderEliminar
  21. FANTÁSTICO ESSE BOLO, FIQUEI COM MUITA VONTADE DE O FAZER.
    PRATOS PRETOS JÁ TENHO....
    BJS

    ResponderEliminar
  22. Olá, Gisela.
    O bolo ficou com ótimo aspeto e deve ter ficado delicioso. Irei experimentar fazer um bolo com fécula de batata. Nunca fiz. Esta é uma boa sugestão.
    Parabéns pelo conjunto do trabalho. Muito bom.
    Votos de boa culinária e bons posts.
    Paula

    ResponderEliminar
  23. Não tenho loiça assim tão bonita lol mas um prato preto seria a minha cara e pode ser com uma fatia desse bolo...que maravilha!

    ResponderEliminar
  24. Que lindo! Deve estar uma delícia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Um bolo que resultou num manto branco com uma textura fofa como a neve. Gostei muito,Gisela. Os bolos com fécula são assim. O creme tirou-me do sério.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  26. Uau! O bolo ficou mesmo fantástico! Lindo... irresistível...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Já me aconteceu isso sim senhora... Isto de termos blogs acontece cada coisa mais estranha! MAs adorei o teu bolo e ficou lindo por baixo desse manto de neve, adorei! beijos

    ResponderEliminar
  28. O contraste de cores ficou espetacular.Branco e preto combina na perfeição.
    Esse bolo é uma maravilha.

    Bjs

    ResponderEliminar
  29. Ficou mesmo soberbo!!! Bela compra a do prato, que te deu a ideia de fazer esse bolo maravilhoso :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  30. Que bolo tão mimoso, Gisela! O contraste ficou lindo, e o bolinho então... Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  31. Sim, também já me aconteceu isso, de escolher primeiro o prato, depois o bolo :)
    Esta receita faz-me lembrar algumas festas da minha infância... Noutro dia comprei fécula de batata para uma receita da Leonor de Sousa Bastos e não cheguei a usar. Aqui está outra boa opção.
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  32. O contraste do branco e do preto ficou bem bonito :). E o bolo deve ter ficado muito bom ^^

    ResponderEliminar
  33. Gisela,minha querida menininha,esse bolo é muito mais do que um colchão de noiva, é dos DEUSES!!!!
    Adoro tudo que leva coco. Enlouqueci agora....ai ai ai!!!
    Que saudades minha linda!
    10000 de bjinhos. Re

    ResponderEliminar
  34. wuau que bonito que esta parece neve muito bonito adorei beijinhos

    ResponderEliminar