quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tomatada de Ovos

O livro "Algarve, Receitas Bimby" tem muitas sugestões que me agradaram desde que o vi pela 1ª vez. Acabei por não resistir e comprá-lo e desde ai já fiz algumas coisas.
Esta semana experimentei a raia alhada, mas não teve direito a foto, logo não houve publicação. Hoje foi a vez desta tomatada para aproveitar os tomates biológicos que comprei no mercado. Foi o jantar dos adultos aqui em casa, gostámos bastante, a pequena preferiu uma tosta de frango.




Ingredientes

  • 6 ovos
  • 200g de cebola
  • 3 dentes de alho
  • 20g de azeite
  • 1,2 kg de tomate maduro sem pele
  • sal e pimenta
  • uma colher de café de açucar

Preparação Bimby

Forrar a varoma com papel vegetal humedecido, partir 4 ovos e dispor sobre o mesmo para escalfarem. Reservar.
Colocar no copo a cebola, os alhos e o azeite e triturar 5 segundos, velocidade 5. Refogar 5 minutos, temperatura varoma, velocidade 1.
Juntar o tomate, o sal, a pimenta e o açucar e picar 5 segundos, velocidade 5. Programar 20 minutos, temperatura varoma, velocidade 1. Quando estiver a meio do tempo, ou seja ao fim de 10 minutos, substituir o copinho da tampa pela varoma, de modo a escalfar os ovos.

Acabado o tempo, retirar a varoma e reservar.

Rectificar os temperos, deitar os restantes ovos no copo, junto à tomatada, aguardar 3 minutos e programar 2 minutos, temperatura varoma, velocidade colher inversa.

Colocar a tomatada numa terrina, com os ovos por cima e servir de imediato.

Preparação Tradicional

Num tacho, colocar a cebola e os alhos picados, juntar o azeite e deixar refogar um pouco. Adicionar o tomate picado, o sal, a pimenta e o açucar e deixar ferver cerca de 20 minutos. Rectificar os temperos e juntar 4 ovos inteiros para escalfarem. Depois de prontos, reservar os ovos, e juntar os 2 restantes. Mexer de modo a que cozam em farripos.
Deitar a tomatada numa terrina com os ovos escalfados por cima e servir de imediato.

Notas - Na receita original os ovos são colocados logo no inicio da cozedura da tomatada e levam os mesmos 20 minutos. Eu, ao fim de 10 minutos retirei a varoma, e mesmo assim achei que já estavam cozidos demais. Deixo ao critério de cada um o tempo de cozedura.

Fonte - Livro Algarve, receitas Bimby

19 comentários:

  1. Eu adoro este prato, a minha mãe fazia muitas vezes lá em casa, que saudades!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Tem muito bom aspecto. Eu sou fã de tomate com ovos. Adoro. Adorei a sugestão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá, amiga. Eu adoro este prato, mas costumo bater os ovos antes de os juntar à tomatada.
    Parabéns pelas receitas fantásticas, tenho seguido o teu blogue.

    ResponderEliminar
  4. Que bela tomata amiga nunca fiz cá em casa mas um dia destes experimento...bjokinhass

    ResponderEliminar
  5. Uma delicia esse prato. Todos os anos o faço nesta época, mas só para mim, que lá em casa mais ninguém aprecia. Este ano acrescentei-lhe uma mão cheia de oregãos e ficou lindamente.
    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Gisela,
    Gostei muito, acho que deve ser delicioso! Pelo aspecto não ficam dúvidas, já anotei e farei em breve :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gisela que prato maravilhoso, eu nunca provei mas o aspecto convenceu-me á primeira vista :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Adoro...penso que seja o meu prato preferido! :P

    ResponderEliminar
  9. Esta prato é mesmo bom! Óptimo para aproveitar os tomates que vão surgindo agora! Um beijinho. E ja cheira a verão com esse prato.

    ResponderEliminar
  10. Olá! Vi a porta aberta e entrei...espero que não leves a mal vir sem ser convidada... Já dei uma vista de olhos no teu cantinho e gostei bastante...comi esta paparoca ontem pela primeira vez e gostei, muito...
    Se quiseres vir conhecer o meu cantinho serás muito bem-vinda, bjs.
    felismina.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Olá Gisela!
    Há tempos publiquei no receitasaodesafio a minha receita de ovos com tomate. Hoje publica o inverso, tomatada de ovos. Gostei muito deste seu prato. Cheira mesmo a Verão e a comida caseira, que é, sem dúvida, a melhor do mundo.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  12. Quando chega o tomate maduro, não faltam tomates ao lume cá em casa. Adoramos tomatada! Com gema bem molinha e pão caseiro torrada por baixo, é do melhor.
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Sou mais de raia que de tomatada, mas parece-me uma excelente sugestão com sabor a sul :)

    ResponderEliminar
  14. Gosto tanto deste prato, comia muitas vezes quando era miúda, minha avó fazia muitas vezes e era tão bommmm....que saudades!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. eu adoro tomatada! servida com batatas fritas depois de um dia de praia, e estou no paraiso!
    beijinhos
    sofia

    ResponderEliminar
  16. Eu também acho que optava pela tosta de frango, que não sou adepta de tomate. ;)

    ResponderEliminar
  17. Não como este prato á anos.. que saudades! vou já anotar a receita e fazer um dia destes. beijos

    ResponderEliminar
  18. Se há coisa pela qual me pelo, são ovos com tomate. Tenho feito algumas vezes com tomate maduro que trouxe da horta da minha comadre.

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde, eu cozo ou escalfo os ovos durante nove minutos a partir do momento que a ferver.

    ResponderEliminar