quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Panquecas de Courgete e Cenoura

Uma receita rápida para aqueles dias que queremos fugir da carne e do peixe.




Ingredientes

  • 100g de cenoura
  • 200g de courgete cortada em cubos
  • 30g de chalota ou cebola
  • 1 ramo de salsa
  • 4 ovos
  • 220g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • sal, pimenta e noz moscada q.b.
  • 1 fio de azeite para fritar

Preparação Bimby

Colocar no copo a cenoura, a chalota, a courgete e a salsa e triturar 5 minutos, velocidade 5. Reservar.
Sem lavar o copo, juntar os ovos, a farinha, o fermento, o sal, a pimenta e a noz moscada e bater 15 segundos, velocidade 3.
Juntar os legumes reservados e envolver com a espátula.

Aquecer uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite e fritar as panquecas, virando-as para cozer dos dois lados.
Servir com salada ou arroz.

Preparação Tradicional

Ralar a courgete, a cenoura e picar a chalota e a salsa e reservar.
Bater bem os ovos, a farinha, o fermento, o sal, a pimenta e a noz moscada. Adicionar os legumes reservados à mistura dos ovos e envolver bem.

Aquecer uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite e fritar as panquecas, virando-as para cozer dos dois lados.
Servir com salada ou arroz.

Fonte - Revista Bimby, momentos de partilha nº 10, 2ª serie

38 comentários:

  1. Deve ser bom! Tenho que experimentar fazer! Obrigado pela ideia!
    bjs.

    ResponderEliminar
  2. Perfeito para os nossos jantares veggie (3 vezes por semana). Se tudo correr bem, na sexta já experimento estas tuas panquecas :D

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma receita de panquecas com courgette mas são doceS. Já fiz umas salgadas mas esqueci-me de alguns ingredientes na bancada da cozinha :)

    ResponderEliminar
  4. Hum, uma receita mesmo ao meu gosto!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro este tipo de receitas, originais e com legumes. Eu adoro courgettes e esta receita é perfeita para aqueles dias em que não apetece mesmo carne :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Adorei esta tua sugestão e vou experimentar!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. deliciosas! acho q vou fazer p o almoço de amanha!
    beijinhos
    sofia

    ResponderEliminar
  8. Uma refeição simples e dliciosa. Já à muito tempo que não faço umas omeletas! Que bela ideia para complementar uma sopinha nos dias mais frios, que espero regressarem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Parece-me óptimo. Nunca fiz mas quero fazer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. SIMPLES E COM UM ASPECTO MARAVILHOSO.
    GOSTEI MUITO MESMO.
    BJS

    ResponderEliminar
  11. eu tb gosto muito de fazer ainda hoje fiz com espareguet fica uma maravilha exprementa vais adorar as tuas estao muito bonitas beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que boa sugestão, fazem-me lembrar os pastelões que a minha avó fazia para levar para os piqueniques.

    ResponderEliminar
  13. Uma excelente sugestão Gi!

    Um excelente 2012 para toda a familia!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Adorei esta versão de panquecas.
    Vou levar a receita comigo!

    ResponderEliminar
  15. esta sugestão é mesmo boa para o sol de Janeiro
    :)

    ResponderEliminar
  16. Gi, a tua cozinha é uma inspiração para mim. Engraçado que ganho um carinho tão especial por pessoas que não conheço, muitas da cozinhas que visito sinto que estou a ir a casa de amigos verdadeiros!
    Falando da receita que nos trazes, gostei imenso da sugestão, ainda para mais agora que ando numa de diversificar as minhas refeiçoes.
    Beijinhos querida.

    ResponderEliminar
  17. Gisela... vai ser este o meu jantar de hoje ;) Obrigadinha!

    ResponderEliminar
  18. Que delícia!
    Para uma refeição leve e bem apetitosa é mesmo uma óptima sugestão.

    ResponderEliminar
  19. Adorei a sugestão :) Simples mas com um aspecto delicioso :) um beijo

    ResponderEliminar
  20. Olá Gisela,
    Fiquei deliciada com a tua sugestão! O aspecto está tão apetitoso e com esses legumes, não resisto, tenho de fazer :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  21. Gisela,
    Gostei muito da receitinha... Ficaram com um aspecto delicioso as tuas panquecas. Os ingredientes são muito do meu agrado : )

    Um feliz Ano de 2012 para ti e toda a tua família.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  22. Que boa ideia. Gostei imenso do aspecto. Beijocas :D

    ResponderEliminar
  23. Fácil e apetitosa esta receita.POr vezes também faço algo parecido quando chego à pressa e á hora da refeição.

    ResponderEliminar
  24. gostei, acho que vou fazer muito em breve. é fácil e não tem muitas calorias.

    ResponderEliminar
  25. Que receita deliciosa, simples e prática vou experimentar, beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Hummmmm que maravilha! Adoro este tipo de receitinhas! Práticas, rápidas, deliciosas...

    ResponderEliminar
  27. Receita rápida e bonita! adorei as cores das imagens.. super frescas e lembram o verão! obrigada pela pela partilha, um beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  28. Que bom aspecto! Definitivamente vou experimentar.
    Um excelente prato para fugir à carne e o peixe.

    ResponderEliminar
  29. Que lindas, quero muito experimentá-las.
    Temos tantas receitas disponiveis e andamos sempre à volta do mesmo, outras vezes nem reparamos nelas.
    Gostei muito.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  30. Estas panquecas devem ser tão boas amiga, bom aspecto...bjokitas

    ResponderEliminar
  31. Ola adorei a sua receita e decidi logo experimentar...mas ficaram um pouco pesadas :(...os ingredientes estão todos correctos?

    Maria João

    ResponderEliminar
  32. Maria João, a receita original leva 250g de farinha, eu reduzi para 220 precisamente por achar demasiada farinha, e ficaram boas, apesar de não terem a consistência fofa das panquecas doces. São mais pesadas mas gostámos muito.

    Um muito obrigada a todos

    ResponderEliminar
  33. Gisela, gostei do aspecto destas panquecas e experimentei-as. 5 estrelas!
    Boa sugestão.

    ResponderEliminar
  34. Sofia, que bom que gostaste, fiquei muito feliz que tivesses experimentado
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar