segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bolo Pobre Delicioso

Já há muito tempo que não partilho um bolo aqui no blog, mas encontrei estas fotos, tiradas há imenso tempo, e não podia deixar de o vir deixar aqui. É um bolo deveras delicioso!
A receita veio do Forum Bimby, mas foi das que se perderam, por isso não sei de quem é, as minhas desculpas por isso.




Ingredientes

  • 200g de açucar
  • 170g de manteiga
  • 400g de farinha
  • 4 ovos
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 100g de nozes
  • 2 dl de leite
  • 5 colheres de chá de vinho do Porto
  • 2 colheres de sobremesa de canela


Preparação Bimby

Colocar as nozes no copo e triturar durante 5 segundos, velocidade 4. Reservar.

Bater o açucar com a manteiga 2 minutos, velocidade 3 1/2. Com a máquina a trabalhar ir juntando os ovos um a um, pelo bocal e bater mais 2 minutos na mesma velocidade mas com a borboleta. 
Programar 1 minuto, velocidade 3 e juntar o leite, a canela, o vinho do Porto, a farinha e o fermento. Por fim envolver as nozes com a ajuda da espátula.

Levar ao forno pré aquecido a 180º, em forma untada e polvilhada de farinha durante cerca de 40 minutos ou até espetar um palito e ele sair seco.


Preparação Tradicional

Triturar as nozes grosseiramente e reservar.

Numa taça, bater bem a manteiga com o açucar até obter um creme esbranquiçado. Juntar os ovos e continuar a bater.
Adicionar o leite, o vinho do Porto, a canela e bater mais um pouco. Por fim adicionar a farinha com o fermento e as nozes, envolvendo tudo bem.

Levar ao forno pré aquecido a 180º, em forma untada e polvilhada de farinha durante cerca de 40 minutos ou até espetar um palito e ele sair seco.

São servidos?



44 comentários:

  1. Pelo aspecto deve ser uma delicia...essa fatia hummmm!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Gisela, juro que não estou a exagerar mas sinto o cheirinho aqui. O que nos provocam os sentidos e como estão ligados entre si... engraçado.
    Adorei este teu bolo pois adoro bolinhos simples, secos e cheirosos.
    Beijinhos e boa semana.
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Que delícia...ficou com um aspecto fantástico... Adorei a receita.
    Boa semana e beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu sou...
    servida, claro, bela fatia e pelos ingredientes, deve ser uma delicia.

    beijoca

    Paula

    ResponderEliminar
  5. Já ia uma fatia sim senhor :)
    Vinho do Porto e canela, adoro! Aspecto 5*

    ResponderEliminar
  6. Que belo aspecto tem esse bolo. Maravilhoso!
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Sim, Gisela, sou servida. De podre este bolo não tem nada.É bastante rico também nos ingredientes. O interior da fatia está mesmo tentador.
    um abraço.
    patrícia

    P.S. desculpa-me a falta de assiduidade. Por isso me puno muitas vezes.

    ResponderEliminar
  8. FAZ-ME LEMBRAR UM BOLO QUE A MINHA FAZIA EM ANGOLA.
    ESSA FATIA ESTA MESMO A PEDIR PARA SER COMIDA...ESTA UMA DELICIA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  9. Olá Gisela.
    Parabéns por trazer até nós, um dos bolos que fazia as honras e delícias nas mesas de chá das nossas avós. Há muito tempo perdi a receita de família. O que ultimamente tenho feito não leva leite mas O próximo já vai ser com a sua receita.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Acho que devias fazer mais doces! :D hehe

    Ainda bem que partilhaste, o bolo está com excelente aspecto :) Ia já uma fatia ;)

    ResponderEliminar
  11. Que aspecto delicioso e fofinho Gisa! :)
    Beijinhos e obrigada pela partilha *

    ResponderEliminar
  12. Que belo aspecto, vou levar a receitinha...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  13. Que bolinho bom vou fazer num destes fins de semana beijocas

    ResponderEliminar
  14. Até se pode chamar bolo pobre mas de sabor é muito rico. Já fiz e repeti. E, mais uma vez fiquei com o apetite aguçado com esta última foto.

    ResponderEliminar
  15. Ola,

    Que delicia de bolo, está magnífico.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Gisela,
    Eu até sou servida, mas não consigo dar uma saltada aí ao Alentejo ainda hoje :))
    Adoro este tipo de bolos. A minha Avó chamava-lhes bolos de Velha :))
    Boa semana e beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Qual pobre, qual carapuça!...
    Talvez seja o próximo a experimentar ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  18. Parece um bolo que a minha avó fazia!!
    Quase que consigo sentir o cheirinho :)

    ResponderEliminar
  19. que delicia de bolo!!! volte mais vezes para publicar! nao some nao!

    amo nozes!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Quase que sinto o cheirinho deste teu bolo aqui... :))
    Um bolo lindo e irresistível, simples como eu gosto.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia!

    Pois aceitaria, sim, uma vez que está com um aspecto maravilhoso!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  22. Realmente este bolo deve ser mesmo delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Gisela, que delicia de bolo... peço muitas desculpas mas eu vou levar comigo, nossa... eu imagino que seja mesmo qualquer coisa de deliciosa!!!


    Vou levar essa fatia ja cortadinha e tudo,, é para acompanhar com o cafe depois do almoço!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  24. Olá Gisela!
    Ontem deixei o meu comentário sobre este bolo, mas como o meu PC tem feito
    umas birrinhas, acabei por não saber se foi publicado.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  25. Sim, eu sou servida Gisela! Adoro bolos de noz... este está bem apetitoso!
    beijinho

    ResponderEliminar
  26. Olá Gisela,
    Já tinha saudades de um bolinho teu...
    Este ficou com um aspecto mesmo delicioso, fofo e caseiro...que maravilha!!
    Essa fatia está irresistível...
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  27. Adooooooro estes bolos! Vou levar a receita comigo! Obrigada! ;)

    ResponderEliminar
  28. Tem um aspecto supe fofo, adorei a textura. um beijo

    ResponderEliminar
  29. Este bolinho de pobre não tem nada...
    Ficou óptimo.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. Ficou maravilhoso este bolinho :)
    Ficava com essa fatia!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  31. Adoro este genero de bolos, ficou lindo o teu!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  32. Gisela,
    Esse bolo esta com um aspeto delicioso... Com esses ingredientes só pode ter ficado bom. Essa fatia esta mesmo a chamar por mim.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Gisela
    Este bolo de pobre não tem nada..imagino o sabor da canela com o vinho do porto e as nozes...uma Delicia, do jeito que eu gosto, sequinho e macio. Ficou lindo e gostoso. Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  34. olá gisela,
    adoro vir aki ao teu blogue porque a receitas são sempre fantásticas. e a receita deste bolinhoa não é excepção...que bom aspecto, que vontade de ir para a cozinha fazer um também =) já guardei a receita

    ResponderEliminar
  35. oh Gisela, posso levar essa fatia comigo???
    que delicia!

    bjs

    ResponderEliminar
  36. Gosto muito de bolo podre, é bem bom :)

    ResponderEliminar
  37. que maravilhoso ficou este teu bolo, Gisela, se tem nozes eu gosto de certeza :) um beijinho

    ResponderEliminar
  38. bom dia
    fiquei encantada com este bolo, ontem quando cheguei a casa fui experimentar, ficou uma maravilha, aconselho atodos a expetrimentar

    ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, que bom que gostou, obrigada pela visita.
      Um beijinho

      Eliminar
  39. Eu sou servida, apesar de ter chegado atrasada. Gosto tanto destes bolos simples.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  40. Já tinha comentado mas cada vez que chego aqui, apetece-me uma fatia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, quando fizer outra vez tens um pretexto para regressar à minha cidade.
      Um beijinho

      Eliminar