segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Bolachas de Gengibre e Canela

Chegou o mês de Dezembro e com ele o Natal. Não é época que goste muito, é uma altura triste, na minha opinião, em que nos lembramos mais ainda dos que já não estão connosco, mas temos que seguir em frente, e adoçar a boca dos que cá estão. 
É uma altura de consumismo desnecessário, e por isso tenho tentado fazer eu mesma algumas ofertas. Estas bolachinhas que vos trago hoje servem mesmo para isso, para as colocarmos num bonito embrulho nos cabazes de Natal.

É com esta receita que participo também, no Dia Um... na Cozinha, cujo tema este mês são Bolachas de Natal, um desafio que participo sempre que posso, ou que o tema se enquadra no que se consome aqui em casa, e bolachinhas nunca são demais.




Ingredientes


  • 250gr de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 100gr de açúcar
  • 2 ovos
  • 80gr de manteiga
  • 1 colheu de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de gengibre em pó


Preparação Bimby

Ligar o forno a 180º e forrar um tabuleiro com papel vegetal, ou untar de manteiga e polvilhar de farinha.

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 20 segundos, velocidade 6. Nessa altura a massa deve despegar do copo, se tal não acontecer, juntar mais um pouco de farinha e programar mais uns segundos.
Retirar a massa para a bancada enfarinhada e estende-la com o rolo. Com cortadores próprios cortar as bolachinhas e dispo-las no tabuleiro preparado com algum espaço entre elas.
Levar ao forno cerca de 15 minutos ou até estarem douradas.
Retirar para uma grelha, deixar arrefecer completamente e guardar numa lata.

Rende cerca de 25 a 30 bolachas.

Preparação Tradicional

Numa taça larga deitar a farinha e o fermento. Abrir uma cavidade e adicionar todos os outros ingredientes, neste caso deve amolecer a manteiga antes de a misturar com os outros ingredientes. Amassar até obter uma massa homogéneo e preceder como indicado acima para formar as bolachas.




23 comentários:

  1. Lindas, lindas, lindas. Sem dúvida uma excelente oferta.

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindas e com bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/dia-um-na-cozinha-e-umas-bolachas.html

    ResponderEliminar
  3. As minhas também têm gengibre e canela e foram feitas sexta à noite e já não há!
    São tão boas!
    É uma combinação deliciosa!
    Gostei da tua receita :) Vou guardar!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Gisela, ficaram lindas estas tuas bolachinhas e até apetece ir fazer o chá para as acompanhar...


    beijinho e feliz semana!

    ResponderEliminar
  5. Olá Gisela!
    Concordo com você, o Natal nos traz a lembrança de momentos bons e pessoas que não voltam mais...eu gosto da época que antecede, gosto dos preparativos...mas o dia em si me deixa com o coração apertado!
    Seus biscoitos ficaram um mimo, adoro a combinação de gengibre com canela!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderEliminar
  6. Olá ;).....
    Que aspecto magnifico!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Umas bolachas tão lindas e com sabores que eu gosto
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  8. Ola Gisela

    Uma das pessoas mais importantes da minha vida faleceu poucos dias antes do Natal, custou levar a vida para a frente, mas hoje sinto que eu fui muito feliz porque ela esteve do meu lado e com ela aprendi muito do que sou! Bem tristezas á parte as tuas bolachinhas estão com um aspecto maravilhoso!

    Beijocas

    Magy

    ResponderEliminar
  9. Com gengibre e canela devem ficar deliciosas! Ficaram também muito bonitas!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. estao 5* mt bonitas gostei mt dos desenhos mt bonitos bjs

    ResponderEliminar
  11. A blogosfera está a abrir o apetite para que saboreemos muitas bolachinhas. Gostei imenso da rapidez da tua receita e do produto final. Estes cortadores de bolachas são um mimo. Por aqui não há natal sem biscoitinhos destes. Infelizmente, desta vez não consegui participar, mas as bolachas natalícias ficaram-me na retina e no pensamento. Em suma, não me escapam mais dia menos dia.
    Que as festas sejam doces e felizes.
    beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  12. Olá Gisela!
    Que lindas bolachinhas, devem ser deliciosas!
    Vou levar comigo!
    Beijinhos
    http://cozinha100maneiras.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  13. Olá Gisela!
    Também partilho desse teu sentimento de tristeza e aquela sensação de que falta algo para o Natal ser mais feliz. Mas enfim, são as circunstâncias da vida.
    Eu cada vez mais valorizo os presentes personalixados, feitos em casa, com amor e dedicação.
    E exemplo disso são estas deliciosas bolachas que aqui nos mostras. Estão lindas, eu não me importava nada de as receber de presente. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Olá Gisela!
    Não sei se gosto mais da receita ou da decoração! Adorei :)
    Um beijinho
    Vanda

    ResponderEliminar
  15. Bom dia!
    Umas bolachinhas perfeitas para oferecer, gostei muito da sugestão!
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Muito natalícias, lindas as suas bolachas !!
    Beijo Mafalda

    ResponderEliminar
  17. Olá Gisela, lindas bolachinhas e bem saborosas. Fazes muito bem em oferecer, pois vindas de ti só podem ser deliciosas.
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  18. Concordo com tudo o que dizes e penso da mesma forma, nunca mais o natal foi o mesmo desde que perdi certas pessoas, e o consumismo nao me atrai. Já estas cookies atraem e muito!
    E tb prefiro oferecer coisinhas feitas por mim.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Ficaram mesmo com espirito natalicio  Adorei =)

    ResponderEliminar
  20. Gisela querida,

    O Natal a mim traz-me alguma tristeza, o meu partiu por volta desta altura e as memórias sempre me contemplam ! .(
    Adiante!
    Interessa dizer o quão lindas ficaram as tuas bolachas e têm sabores que me atraem imenso ! Adoro gengibre, pelo que já te roubava umas quantas ! :)
    Obrigada Gisela, por uma vez mais nos dares o prazer da tua companhia !

    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar