domingo, 12 de setembro de 2010

Sopa de Beldroegas à Alentejana

Finalmente aqui deixo a minha sopa de pão e beldrogas!!!

Estas ervinhas que muitos não gostam ou não conhecem, aqui por casa são sempre muito apreciadas, então se as juntarmos com um belo pão alentejano e uns ovos caseiros transformam-se numa sopa deliciosa!

 

Ingredientes
  • 1 molho grande de beldroegas
  • 1 cebola
  • 2 folhas de louro
  • azeite
  • sal e pimenta
  • batatas
  • água
  • ovos
  • pão alentejano
  • queijo de cabra curado

Preparação

Picar a cebola e levar a refogar numa caçarola juntamente com o azeite, o louro, o sal e a pimenta.
Acrescentar as beldroegas arranjadas e lavadas e refogar mais um pouco.
Juntar água , as batatas às rodelas e deixar cozer.

Entretanto cortar o pão em fatias finas para uma tigela grande.

Quando as batatas estiverem cozidas, verificar se o caldo é suficiente para a sopa, se achar pouco juntar mais um pouco de água, deitar os ovos e deixar escalfar.

Deitar o caldo, as batatas, e as beldroegas por cima do pão, e servir com os ovos escalfados e o queijo de cabra em lascas.

33 comentários:

  1. Está com um aspecto delicioso, cá em casa também gostamos muito :) beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Esta sopa está com um óptimo aspecto, nós cá por casa também apreciamos bastante.

    ResponderEliminar
  3. Não é só o aspecto, comprovo que estava deliciosa!
    Obrigada e beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Confesso que nunca provei beldroegas, mas o aspecto desta sopa é delicioso!!!
    Bjs...

    ResponderEliminar
  5. Que delícia...assim não conhecia! bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Descobri que tenho beldroegas num canteiro mas ainda não experimentei. Ando tentada, só não sei muito bem por onde começar e o pessoal cá de casa é avesso a novos ingredientes. Lá tenho eu que ser cobaia novamente ;)

    ResponderEliminar
  7. Essas ervinhas nunca provei, mas que essa sopa está com um aspecto delicioso, lá isso está.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. argas esta sopa é tipica do Alentejo, na tua zona fazem como?
    beijo

    ameixa seca faz pouca quantidade só para provarem, também podes fazer um creme de legumes e substituir os espinafres, ou agrião por beldroegas, eu gosto muito.
    beijo

    beijocas a todos

    ResponderEliminar
  9. Desde que "abriste" o blogue que - por causa do nome - as beldroegas não me saem da cabeça... precisamente porque adoro esta sopa!

    beijocas

    ResponderEliminar
  10. Hummmm! que delicia! Eu cá gosto muito deste tipo de sopas! Falta-me é o pão alentejano!

    ResponderEliminar
  11. Ora aí está uma comida alentejana que eu nunca provei, embora a minha mãe costume pôr as beldroegas na sopa normal como se fossem espinafres e é bom.

    ResponderEliminar
  12. Gisela,

    O meu pai faz uma sopa inesquecível, muito parecida com a tua. Gosto muito de sopa de beldroegas (como qualquer Alentejano que se preze!!) mas não como há imenso tempo.

    Bj grande e boa semana*

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito! A receita que tenho de uma amiga Alentejana leva ovo e queijo de cabra, mas achei que lhe faltava "algo"... agora que vi a tua com o pão acho que acabei de descobrir o que é ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  14. mmm, nao conhecia esta receita e so tenho pena de nao ter beldroegas para a experimentar por aqui. bom, se se podem substituir os espinafres pelas beldroegas numa sopa de legumes, tambem se hao-de poder substituir as beldroegas pelos espinafres nesta sopa!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode fazer com espinafres e. um pouco de bacalhau....eu não utilizo louro, nem pimenta na sopa de beldroegas. Os dentes de alho ( novos) devem ser esmagados com o nosso punho e ficam com a primeira casca. Não sei como se pode viver sem comer sopa de beldroegas...!....bom apetite.....

      Eliminar
  15. E cá está ela, a famosa sopinha que faz juz ao nome do blogue. Adoro uma boa sopinha de beldroegas!
    beijocas

    ResponderEliminar
  16. Bela sopinha!!
    Está de abrie o apetite.
    Bjs

    Isabel

    ResponderEliminar
  17. Adoro!!
    Ainda ontem tive para comprá-las no biológico, mas como não vou ter oportunidade de usá-las nestes dias, acabei por não trazer.
    Mas a tua receita fica guardadinha para experimentar.
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Há blogues aos milhões, como sabes. Acho graça o que está por detrás do nome que cada um de nós deu ao seu blogue. Alguns nomes dizem pouco, outros tem logo à nacença uma história. Quando vi o teu "Pão e Beldroegas" pensei de imediato, esta rapariga vai ter para nos mostrar.
    Parabéns porque conseguiste mostrar a receita do nome do teu próprio espaço.
    Hei-de experimentar a tua sopa. Por vezes vê-se beldroegas na praça. Nos hiper é para esquecer nunca vi.

    ResponderEliminar
  19. É verdade que foi por causa desta sopa que o meu blog tem o nome que tem, é também verdade que quando o mesmo foi criado com a ajuda de 3 amigas queridas, a Helena, a Margarida e a Carolina,estávamos num local cheio de beldroegas que só me faziam lembrar este prato, e por tudo isso, assim nasceu o " Pão e Beldroegas".
    E não se poderia chamar assim se não tivesse cá a tradicional sopa alentejana.

    A todos(as) um muito obrigado(a)

    ResponderEliminar
  20. Gisela,
    Só agora depois de publicar também a minha receita de sopas de beldroegas é que encontrei a sua que é parecida com a minha!
    Ficam assim as Sopas e o Alentejo mais enaltecidos! Um bem hajam!
    Adorei o seu blog e o nome é ouro sobre azul! Parabéns conterrânea!
    Um abraço,
    Sebast

    ResponderEliminar
  21. ´S´é bem feita, no Alentejo, já comi esta sopa feita por pessoas de outras regiões do País, e confesso que não gostei.
    O Alentejo é e será eternamente, o berço da boa Gastronomia.

    ResponderEliminar
  22. Unknown, alho nunca uso nesta sopa. Faço como a minha mãe faz e ela também não usa, mas se é bom tenho que experimentar.
    Obrigada pela visita
    Gisela

    ResponderEliminar
  23. Beldroegas sem cabeças de alho nunca provei !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, eu faço como a minha mãe e avó sempre fizeram, alentejanas que são, mas não duvido que noutras partes do Alentejo se use o alho. É uma mudança a testar sem duvida.
      Obrigada

      Eliminar
    2. sem alho isso nao é original pelo menos uma cabeça de alho inteira

      Eliminar
  24. tenho 75 anos e sempre vivi no campo e vivo sou duma zona do Alentejo mesmo deserto onde existe o puro Alentejo, agua é do poço, legumes do campo e carne tenho que matar e peixe ou vou a pesca ou compro,mas por favor as beldroegas sempre levaram cabeça de alhos, também já vi porem coentros nas beldroegas por favor não estraguem a receita, é pena o maravilhoso Alentejo se estar a perder com esta juventude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem muita razão.....sopa , ou sopas de beldroegas sem dentes de alhos ...esborrachados, não deve saber bem.....o que lhe dá o tradicional sabor são os dentes de alho. O queijo de cabra e os ovos completam.... Bom apetite.....

      Eliminar
  25. isto e muito bom esta sopa então. estas beldroegas feitas em sopa mas não assim e também feitas com tomate e um espectaculo

    ResponderEliminar
  26. Certo dia vi uma senhora a arrancar beldroegas aqui no Dafundo (Algés)...
    Disse que faz saladas...
    Alguém já experimentou beldroegas em saladas?
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom sim, eu já fiz esta com morangos http://paoebeldroegas.blogspot.pt/2011/06/salada-de-beldroegas-e-morangos.html
      e costumo juntar na salada de alface e gosto muito
      Obrigada pela visita

      Eliminar
  27. A minha mãe não lhe deita cebola mas sim uma cabeça inteira de alho com casca e o queijo tb é cozido... Fica uma delícia!

    ResponderEliminar