domingo, 16 de janeiro de 2011

Bolo de Amêndoa e Ovos Moles.... e um dia Muito Especial!!

Para comemorar um dia bem especial, os 90 anos da minha "avó", não o é de sangue, mas de coração, o bolo escolhido foi este que partilho hoje.
Um bolo fácil de confecionar e nada seco.
A festa já tem mais de 1 mês, mas a receita  só chega hoje, um pouco atrasada, mas cá fica. E ela gostou tanto da surpresa que lhe preparámos que valeu a pena!!


Ingredientes para o bolo
  • 100 gr de amêndoa sem pele
  • 100 gr de amêndoa com pele
  • 200 gr de manteiga
  • 200 gr de açucar
  • 150 gr de farinha
  • 6 ovos
  • 1 colher de chá de fermento

Ingredientes para os ovos moles pobres
  • 6 ovos
  • um pouco menos do peso dos ovos de açucar ( os ovos são pesados antes de partir)

Preparação Bimby

Com o copo bem seco, deitar as amêndoas e triturar durante 30 segundos, velocidade 5. Reservar.
Bater os ovos, o açucar e a manteiga durante 6 minutos, temperatura 37, velocidade 4.
Quando acabar o tempo  colocar a borboleta e programar mais 5 minutos, velocidade 3 1/2.
Juntar a amêndoa e misturar durante 10 segundos, velocidade 4 sem borboleta.
Por fim juntar a farinha com o fermento 10 segundos, velocidade 3.
Levar ao forno,  numa forma bem untada e polvilhada de farinha até estar cozido, no meu forno leva cerca de 40 minutos.
Desenformar, deixar arrefecer completamente e rechear com os ovos moles que já devem estar frios.

Para preparar os ovos moles, deitar o açucar e os ovos inteiros no copo da Bimby, com a borboleta e mexer 10 segundos, velocidade 4.
De seguida programar 9 minutos, temperatura 100, velocidade 1.
Assim que acabar o tempo, retirar imediatamente do copo para uma taça. Deixar arrefecer bem antes de utilizar.


Preparação Tradicional

Bater a manteiga com o açucar até formar um creme macio. Juntar as gemas e continuar a bater.
Acrescentar a farinha, o fermento e as amêndoas moidas. Por fim juntar as claras batidas em castelo firme e envolver bem sem bater.

Levar ao forno, em forma bem untada e polvilhada de farinha até estar cozido, no meu forno leva cerca de 40 minutos.

Desenformar, deixar arrefecer completamente e rechear com os ovos moles que já devem estar frios.

Para preparar os ovos moles, deitar o açucar e os ovos, batidos à parte, numa caçarola e levar a lume brando mexendo constantemente até engrossarem.
  
Notas - Os ovos moles podem não ficar na consistência desejada no tempo indicado, nesse caso programar mais algum tempo, tendo sempre em atenção que eles engrossam depois de frios. Eu costumo prepará-los no dia anterior à sua utilização.
Para este bolo fiz 2 receitas e meia, eram cerca de 20 pessoas e a unica sobremesa que havia.
A cobertura é de pasta Portuguesa.
As fotos não estão perfeitas, por isso peço as minhas desculpas, mas foram tiradas em cima da hora, já no restaurante.
Fonte - A receita do bolo é do meu livro de receitas, não sei de onde veio, cá para casa veio pela mão da minha mãe, os ovos moles são do livro de Doces e Sobremesas da Bimby.
                                                                            

37 comentários:

  1. Que lindo!
    Quem me dera chegar aos 90 e oferecerem-me um bolo assim, recheado de carinho. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mas que idade bonita :) eu já não tenho avós mas se lhe fizesse um bolo com tão bom aspecto como este de certeza ia fica muito contente. Parabéns à avó e à neta que tem umas mãos de artista. Gostei mesmo muito do bolo.

    ResponderEliminar
  3. PARÁBENS ATRASADOS A ÁVO PELA BONITA IDADE.
    O BOLO FICOU SIMPLESMENTE LINDISSIMO, E PELA FATIA VEJO QUE ERA DELICIOSO.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Parabéns à avó. É muito bom podermos festejar os 90 anos de alguém que gostamos Eu adoro este bolo. Fiz no Natal mas com cobertura de doce de ovos. Ficou muito bom.

    E já agora permita que me apresente.
    Sou visita do seu blog há já algum tempo e timida e pontualmente vou colocando alguns comentários.

    Em Novembro passado também criei o meu blog mas não tenho tido coragem para me impôr aos vossos já tão conhecidos e acreditados. Além disso sou um bocadinho naba nestas "modernices". Tenho reparado, no entanto, que é normal pedir que nos visitem e como nisto o importante é a partilha, hoje resolvi apresentar-me nos blogs que habitualmente visito e por isso gostaria de convidá-la a visitar o meu humilde estaminé: http://www.pipocasgourmet.blogspot.com/

    Espero estar à altura!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gisela,

    Que bolo linda para tão bonita idade!! Muitos parabéns à avó e votos de muitos aniversários com netas queridas como tu a fazem sempre bolos como este. :))

    Bj grande*

    ResponderEliminar
  6. Se lá chegar quero um igual!...
    Quem toma nota, por favor?
    Babette

    ResponderEliminar
  7. Que bolo mais lindo Gisela, adorei a decoração e os ingredientes são bem do meu agrado (amêndoa, ovos moles hummm....) são a minha perdição. Que belo bolo teve a tua avó, parabéns a ela pela bonita idade e que se conserve com muita saúde. Beijinhos e bom resto de domingo!!

    ResponderEliminar
  8. Que bom ter visitado o seu blogue, num post que assinala um dia especial. O bolo ficou com um aspecto delicioso! E as fotografias fazem-lhe justiça. Obrigada por partilhar. Hei-de tentar reproduzir a receita. E vir aqui mais vezes.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Amiga é bom puder ver festejar 90 anos de vida com um bolo tão lindo e perfeito. Adorei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que lindo, 90 anos merece um bolo assim, feito com muito amor.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Gisela, O bolo está simplemeste soberbo!! Parabéns à avó e à neta talentosa ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  12. Maravilhoso,perfeito muito lindo mesmo e o sabor também ele deve ser uma delicia,bjokinhas

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns, o bolo ficou mesmo lindo!

    ResponderEliminar
  14. Decoração lindíssima e o interior é maravilhoso. Venham mais uns quantos anos, sempre com saúde e com companhia maravilhosa :)

    ResponderEliminar
  15. Que bolo magnifico! Ficou com um aspecto divino! Eu digo o mesmo que a Babette...mas não para os meus 90 ( que ainda falta algum tempo)....pode ser para o meu próximo aniversário? Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  16. Adorei o bolo, tanto a textura do interior, como a decoração onde se nota tanto carinho :)...
    Lindo mesmo
    Parabéns à avó, e à neta
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. adorei o bolo esta muito bonito parabens bjs usa

    ResponderEliminar
  18. A tua avó deve ter ficado toda orgulhosa de ter uma neta assim que a mimou com um bolo lindo, a ideia do 90 em flores está muito gira. O bolo em si e recheio tem tudo a ver comigo (influências do sul).
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Olá.
    Muitos parabéns, o bolo está lindo.
    Gostaria de te perguntar onde compraste a pasta portuguesa. Eu sou de Sines e por aqui não conheço nenhuma loja que venda este tipo de artigos.
    Obrigada, Ana.

    ResponderEliminar
  20. Tão lindo... quem dera ver os "meus" a chegarem a essa idade.. ficou lindo mesmo lindo, aposto que ela deve ter adorado! muitos parabéns por essa bonita idade, mesmo que atrasados... obrigada por teres partilhado, adorei!

    ResponderEliminar
  21. Gisela,

    Até fiquei comovida. É tão lindo ter avós com essas belas idades. O meu também é um exemplo de longevidade, tem 92 anos.

    O bolo está lindo, totalmente à altura de uma comemoração tão importante.

    bjs

    ResponderEliminar
  22. Muito obrigada a todos pelas palavras tão carinhosas que aqui deixaram. Um beijo e gostei muito das vossas visitas.

    Ana a pasta portuguesa encomendo no Istofaz-se, eu não sou de Sines, mas de Vila Nova de Santo André, parece que somos vizinhas, e por cá realmente não existe à venda
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  23. Obrigada, vizinha.
    Isto por aqui é um marasmo!!!
    Santo André ainda consegue ter mais lojas que Sines. Tenho mesmo de encomendar na net ou ir a Lisboa.
    Ana

    ResponderEliminar
  24. gisela que bolo tao bonito uma bela surpresa para a tua avo. eu adorei o bolo ficou bem bonito e e uma delicia nao:-)
    beijinho

    ResponderEliminar
  25. Olá,
    Muitos parabéns à avozinha e à pasteleira, hehe. O bolo está realmente muito bonito.
    Há muito que procurava uma receita deste bolo, este parece-me realmente bom, é igual aos que encomendo nos aniversários. É receita para fazer em casa. Obrigada. Bjs, Andreia.

    ResponderEliminar
  26. Gisela
    O bolo ficou lindo, a aniversariante é uma felizarda pela neta que tem ;))
    Beijinho

    ResponderEliminar
  27. Bom dia queria Gisela, vim agradecer pelo carinho ao participares, ainda por cima com este bolinho, que já havia comentado por ser tão lindo e decerto delicioso...OBRIGADO.

    mil beijinhos!!

    ResponderEliminar
  28. Gisela cusca que sou vim ver e que surpresa boa está lindo, muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  29. Que bolo lindo!!!
    Vou experimentar a tua receita um dia destes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Andava á procura da receita de um bolo de amendoa, encontrei este e fiquei maravilhada. Experimentei este fim de semana, já que o meu marido fazia anos, fiz a receita a dobrar, ficou fantastico toda a gente gostou. Como nao tinha massa portuguesa bati 2 pacotes de natas com açucar às quais juntei um pouco de gelatina incolor e decorei com amendoas laminadas torradas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FBela, este bolo fica sempre bem, fico feliz que tenham gostado e obrigada pela visita.
      Com as natas também deve ficar lindamente
      Um beijinho e bom domingo

      Eliminar
  31. Boa tarde Gisela! Os ovos moles não levam água? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Vanda, os meus não levam, é só ovos e açucar.
      Obrigada pela visita

      Eliminar
  32. Eu vinha aqui espreitar os hambúrgueres vegetarianos, juro que vinha, mas depois vi este bolo e fiquei, como diria a minha avó, "de olhos pingados" neste bolo, que maravilha!
    Beijinho

    ResponderEliminar