terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O 1º Iogurte do Blog. De Maple Sirup.

É verdade. Faço iogurtes há tantos anos que nem me lembro da 1ª vez. Ainda era miuda e em casa dos meus pais era eu que os fazia, e comia, sim, porque ninguém gostava a não ser eu. Quando sai de casa trouxe comigo a iogurteira velhinha para continuar a deliciar-me.
Hoje, a iogurteira já é outra, mas o sabor é o mesmo.

No blog, vão ser os primeiros.




Ingredientes

  • 800g de leite magro 
  • 4 colheres de sopa de leite em pó
  • 1 iogurte  natural magro
  • 3 colheres de sopa de maple sirup

Preparação Bimby

Colocar os leites no copo, e programar 3 minutos, temperatura 37, velocidade 2.
Juntar o iogurte batido e o maple sirup 30 segundos, velocidade 3.

Deitar a mistura nos copos da iogurteira, ligar e aguardar 12 horas.
Colocar as tampas nos frascos e levar ao frigorifico pelo menos 4 horas antes de consumir.


Preparação Tradicional

Com a ajuda da batedeira, misturar bem todos os ingredientes e proceder como indicado acima.
Era assim que fazia antes de ter Bimby.


Notas- As quantidades que indico são as necessárias para encher os 7 copos da minha iogurteira. As 12 horas são necessárias porque uso sempre leites magros e iogurte magro, se optar por leite gordo, ou meio gordo, pode reduzir o tempo de fermentação para 8 horas.


40 comentários:

  1. NUNCA FIZ POIS NÃO TENHO IOGURTEIRA.
    ESSES PARECEM-ME BEM DELICIOSOS.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Esses iogurtes devem ser deliciosos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo o teu iogurte! Adorei o pormenor lo lacinho, ficou um mimo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Como sou mais velha já vou na 3ª :)
    Em casa dos meus pais também havia uma cor de laranja onde fiz muitas experiências.
    Gosto de iogurtes caseiros e de xarope de acer, para mim estão perfeitos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não há como o sabor dos iogurtes caseiros e as variações que podemos fazer.Esta deve ser uma maravilha.

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Gisela, gostei do aspeto do teu iogurte parece bem consistente, como eu gosto. Cá em casa quase todas as semanas saem iogurtes umas vezes mais light(para mim) outros mais docinhos (para o Samuel. E é coisa que coloco pouco no blog, tal como o pão que faço de dois em dois dias. Talvez por achar parecidas as receitas que não faço muita questão de mostrar.
    Contudo espero que apareçam muitas mais versões por aqui ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Como sabes, adoro iogurtes e todas as semanas sai uma bela fornada. Mas no meu caso a minha iogurteira ainda é a velhinha que veio de casa dos meus pais :)
    Aprovada a sugestão do maple syrup. E ainda por cima até o tenho cá por casa!

    ResponderEliminar
  8. Ficaram perfeitos os teus iogurtes, estão com um aspecto delicioso!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Muito bonitos amiga, adro fazer, mas partiu-se um copo e agora não sei se posso fazer....bjokitas

    ResponderEliminar
  10. Gisela as tuas fotos ficam sempre lindas parece que as coisas estão mesmo ali é só pegar e deviam estar deliciosos, nunca fiz iogurtes ando tentada a experimentar qual é o leite em pó que utilizas? beijinhos :)

    ResponderEliminar
  11. Também costumo fazer os iogurtes em casa e não há duvida que ficam bem melhores que os de compra, além de que podemos variar e experimentar novos sabores... estes com o maple nunca fiz, mas devem ficar muito bons :) Beijoka

    ResponderEliminar
  12. Também eu trouxe a iogurteira da minha mãe com cerca de 40 anos, agora tenho outra, no Verão geralmente ponho as duas a trabalhar( o consumo aumenta).
    Nunca provei o maple sirup, ficaram muito bem.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Que iogurtes bons! :) Gosto da adição do maple syrup, deve dar-lhes um toque diferente! :)

    Benvindos ao blog, senhores iogurtes! Esperemos que voltem mais vezes! :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. A minha mãe também tinha uma iogurteira e gostava muito dos iogurtes que ela fazia, depois a iogurteira estragou-se e nunca chegou uma segunda :( Com muita pena minha!
    Ando tentada em comprar uma! um beijo

    ResponderEliminar
  15. O que mais aprecio nos iogurtes caseiros é a possibilidade de fazermos com os sabores que mais apreciamos.
    Gostei da tua sugestão, com mapple syrup nunca experimentei!

    ResponderEliminar
  16. Este iogurte deve ser uma maravilha, com o maple! Tenho uma iogurteira velhinha laranja, onde já há muitos anos não fazemos nenhum...queria ver se este ano recomeçava a tratar disso! E estes parecem perfeitos para começar :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Hihihiu.. andamos em telepatia nao é? o meu ja o ando a comer mas o excesso de trabalho nem me da tempo de o fotografar. a receita é parecida. se forem como os meus deliciosos.. em breve ja colocarei a receita no Bimboca tambem. bjinhos

    ResponderEliminar
  18. Têm muito bom aspecto! :) Nunca vi maple sirup à venda... Há algum supermercado em especial que o venda?

    ResponderEliminar
  19. Também sou fã de iogurtes caseiros.
    Este parece delicioso vou experimentar.

    ResponderEliminar
  20. Quando era miúda detestava os iogurtes caseiros, mas agora prefiro-os aos de compra.
    Tenho feito os meus sem iogurteira, usando as dicas da Gasparzinha e embora a taxa de sucesso seja considerável, de vez em quando lá sai uma "fornada" mal conseguida, por isso tenho ponderado comprar uma iogurteira.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Já tentei fazer iogurtes com a Bimby mas não ficaram muito bem. Com iogurteira deve ser bem melhor...
    Onde se arranja o Mapel Sirup?
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Xarope de ácer foi uma boa escolha :)

    ResponderEliminar
  23. Hummm comprei este xarope para panqueas e adoro o sabor! Com certeza vou gostar muito destas iogurtes! Não faço c tanta regularidade quanto gostava, mas de vez em quando la saem uns!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Ficaram lindos, parabéns desde já! Eu nunca fiz e acho que só provei uma vez e onde por acaso gostei muito. Por isso continua a postar para me tentares a comprar uma iogurteira :) beijos

    ResponderEliminar
  25. Gosto de iogurtes, não os gfaço porque o meu estomago não tem a mesma opinião das minha papilas
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. O aspecto está excelente :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Eu tenho a minha parada há tempos.. e depois fico mesmo aborrecida cmg própria, porque é tão simples e bommm fazer iogurtes em casa..
    Devem ser bons estes..
    beijoca

    ResponderEliminar
  28. Cada vez vejo mais receitas de iogurtes, e cada vez tenho mais vontade de os tentar fazer. Mas.. ainda nem a iogurteira tenho. Já vi que tenho de investir numa. Os iogurtes ficaram cheios de bom aspecto.. e devem estar deliciosos!

    Beijinho,
    Tania.

    ResponderEliminar
  29. Obrigada a todos pelos comentários.

    Onde se vende o maple situp, não sei dizer ao certo, este que usei veio do Canadá, mas já vi à venda por cá apesar de não ser muito corrente, talvez no Continente, El Corte Inglês haja.

    Nunca os fiz sem a iogurteira, é um investimento que considero bastante compensatório.

    Um beijinho a todos

    ResponderEliminar
  30. Encontrei o xarope de ácer no Continente mas a um preço proibitivo: 13,99€ por 330g. :) Vou tentar o El Corte Ingles :)

    ResponderEliminar
  31. Bom, bom, bom!Adoro iogurtes!!
    Em minha casa havia uma laranjinha, quando sai de casa ela foi comigo.Mas agora tenho uma branquinha.

    Bjs

    ResponderEliminar
  32. Olá!

    parecem efetivamente serem deliciosos, mas tenho uma dúvida.

    Tenho feito alguns iogurtes mas normalmente ficam um pouco liquidos. Costumo usar leite MG, 2 a 3 colheres de leite em pó e um iogurte.

    Normalmente fervo o leite, adiciono e leite em pó e por fim o iogurte. E lá vão eles para a iogurteira. os últimos estiverem mais de 12 horas e pareciam iogurtes liquidos.

    Estou a fazer alguma coisa mal?

    Um pequeno pormenor que reparei, pelo que percebi leva os seus iogurtes há iogurte ira sem a tampa. É esse o procedimento habitual? Normalmente coloco sempre a tampa...

    Obg,
    Catarina

    ResponderEliminar
  33. Pois eu ainda uso a velha iogurteira da minha mãe. Ultimamente, ando voltada para os líquidos. Gostei da ideia do maple syrup.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. LINDOS E DECERTO DELICIOSOS Gisela, nunca experimentei o maple sirup nos iogurtes mas gostei da sugestão

    beijokas!!

    ResponderEliminar
  35. Cati, parece-me que o problema é juntar o iogurte com o leite a ferver. Mesmo que o ferva, deve deixar arrefecer e só depois juntar o iogurte, para não quebrar a fermentação. Levo os iogurtes à iogurteira sem tampa, só os tapo quando os coloco no frigorifico, mas não me parece que faça muita diferença no resultado final.
    Um beijinho e bom fim de semana

    Obrigada a todos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  36. Obrigada. Vou experimentar então.

    Espero ver mais receitas de iogurtes por aqui ;)

    ResponderEliminar
  37. Eu que adoro cozinhar nunca fiz iogurtes, que vergonha! Tenho mesmo de me estrear.

    ResponderEliminar
  38. Desculpem meter a colher, mas...andava precisamente à procura de receitas com xarope de ácer e li os comentários. Eu tenho comprado frasquinhos de 250ml de xarope de ácer no supermercado do El Corte Inglès. São da marca VERMONT e custam à volta de 5 a 6 euros cada. Também há nas lojas CELEIRO DIETA, por cerca de 7 euros/250ml e nas lojas MIOSOTIS, site: http://www.biomiosotis.com/

    É pena os frascos serem tão pequenos, aqui em casa desaparecem num instante, o meu filho põe em tudo, nas panquecas, nas gaufres, no gelado, nas "french toast", bom era encontrar em latas de litro. Só comprei uma vez, da marca SOLVEX, se não me engano, depois nunca mais encontrei.

    Um bom dia a todos(as), e bons petiscos!

    Roseanne

    ResponderEliminar