terça-feira, 1 de maio de 2012

Favas com Ovos Escalfados

Eu pertenço ao imenso numero de pessoas que em criança detestava favas, e agora gosta. É engraçado ver como os gostos mudam com a idade. Sempre que a minha mãe tinha favas para uma refeição e eu chegava a casa,  cheirava tão mal!! E agora cheira tão bem!!
Esta receita vi-a no blog da Maria, a Oficina das Papitas, um blog que eu gosto imenso, pelo que partilha connosco, e pelo motivo da sua existência.
Alterei um pouco a receita, mas ficou tão bom que repeti a dose.





Ingredientes

  • 1,5 kg de favas frescas
  • 1/2 chouriço de carne
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 0,5dl de azeite
  • 1 dl de vinho branco
  • 1 colher de sopa de polpa de tomate
  • sal e pimenta preta
  • 1 molho de coentros
  • 3 folhas de alho
  • 4 ovos

Preparação

Arranjar as favas e reservar.

Deitar num tacho a cebola, os alhos, o chouriço às rodelas e o azeite e refogar um pouco.
Adicionar o vinho branco e a polpa de tomate e deixar cozer 2 minutos. Juntar as favas, os coentros e as folhas de alho em pedaços, temperar de sal e pimenta, cobrir até meio com água quente, tapar o tacho e deixar cozer. Ir verificando o caldo e se necessário juntar mais um pouco de água. Devem ficar com pouco caldo, só o suficiente para escalfar os ovos.
Quando as favas estiverem cozidas, deitar os ovos sobre as mesmas e deixar cozer a gosto.

Servir de imediato com uma salada de alface e cebola e se possível um bom vinho tinto.

Fonte - Oficina das Papitas.

32 comentários:

  1. Gosto tanto Gisela e acreditas que este ano ainda nem as provei?

    Beijokas e bom feriado!

    ResponderEliminar
  2. Gisela eu continuo sem saber se gosto de favas, em criança tenho a certeza que não gostava, desde aí nunca mais provei :)
    Tem um aspecto delicioso este prato.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. PERTENÇO AO GRUPO QUE NÃO GOSTA DE FAVAS MAS O RESTO AGRADA-ME.
    SE CALHAR SE PROVASSE ESSAS ATÉ ERA CAPAZ DE GOSTAR ,POIS Á MUITOS ANOS QUE NÃO COMO.
    O MEU PAI ADORAVA E A MINHA MÃE FAZIA MUITAS VEZES PARA ELE.
    BOM FERIADO
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Favas ou ervilhas com ovos escalfados são uma delícia. Adoro colher-las e descascar-las, sentir e cheirar o seu perfume fresco.
    Um beijinho e um bom dia do Trabalhador(a).

    ResponderEliminar
  5. Ficaram linda e muito apetitosas Gisela. Muito obrigada pelos créditos.
    Beijinhos grandes
    Maria

    ResponderEliminar
  6. aiai o que tu foste fazer lembrare pois eu sou louca por favas mas aqui ainda nao as vi o teu pratinho esta como eu faço so de olhar para esse ovo aiai ja la ponha o pao adorei parabens esta 5* bjs

    ResponderEliminar
  7. Gisela,
    é mesmo engraçado como os gostos mudam, também eu detestava e agora adoro.
    E esta receita da Maria é deliciosa, e sabe tão bem :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Eu sou das que desde pequenina adoro favas.. infelizmente hoje como favas mas comum sentimento bastante mau... é que a ultima vez que eu havia comido favas fui parar ao hospital com um prognosticos de ter um cancer no pancreas ou no figado... xiiiiiiiiii tinha na altura 36 anos... Afinal tinha 6 calhaus na visicula e um deles decidiu dar uma voltinha pelos canais biliares... enfim... depois disso fui operada e fiquei bem... e continuo a comer favas... mas ha sempre aquele sentimento ...

    As tuas tem um aspecto delicioso!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Andei anos que me recusava a comer favas, agora adoro. Gosto delas de qualquer maneira. As tuas ficaram super apetitosas.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  10. Engraçado eu sempre gostei de favas!
    As tuas estão com um aspecto simplesmente maravilhoso!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  11. Não gosto de favas, mas comia tudo o resto que adoro! :D Um prato típico e bem saboroso :)

    ResponderEliminar
  12. é mesmo engraçado eu detestava e agora adoro bem as da minha sogra uiiii são com cascas e tudo, beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Eu faço parte destas pessoas que em crianças detestavam favas, mas agora é o oposto :) Também este ano já colhi as minhas e já fiz duas vezes favas guisadas ;) Adorámos. O meu filho é que felizmente não faz parte deste grupo... ele comeu e gostou :)
    As tuas favas ficaram com um aspeto magnífico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Nunca gostei de favas até as provar feitas assim! Fugia da cozinha mal sentia o cheiro!
    Em minha casa faz-se muitas vezes esta receita, mas a maior parte das vezes faz-se com ervilhas :)
    A foto está muito bonita,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro favas. Que refeição fabulosa. Está com um aspecto maravilhoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Já as vi em várias cozinhas, todas com bom aspeto, é um facto, mas o sabor ainda não me convence... Se bem que a minha cara metade iria babar a ver este post!!

    ResponderEliminar
  17. Eu gosto de favas assim com ovos escalfados, era sempre assim que a minha mãe as preparava!
    Ficaram com um aspecto delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Está muito apetitoso, adorei esse prato.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Gisela, ando a perder tanta coisa boa!

    Lá em casa a única pessoa a comer esse pratinho de favas é o meu maridito.Eu cá preferia ervilhas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Eu pertenço ao grupo da São, não gosto de favas mas gosto de tudo o resto!

    Mas o meu marido ia ADORAR!!

    Ele AMA favas!!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  21. Eu também pertenço a esse grupo, se bem que ainda não gosto de favas cozidas simples! Gostei muito desta sugestão :)

    ResponderEliminar
  22. Levei-as ontem á mesa pela primeira vez este ano. Com chouriço e entrecosto. Muito tenras. Uma delicia. A próxima remessa será para um creme de favas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Eu era igual! ou seja sou igual, agora adoro o cheirinho e o sabor! beijos

    ResponderEliminar
  24. Também pertenço a esse grupo, é realmente engraçado como os gostos vão mudando!
    Este ano já comi duas vezes favas guisadas, mas assim com os ovos escalfados deve ficar uma maravilha!! Gostei muito do aspecto :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  25. Uma maravilha Gisela, por acaso há muito que não faço....bjokitas

    ResponderEliminar
  26. Agora que elas estão na estação, é aproveitá-las ao máximo enquanto frescas e tenras. Ando com este clássico na cabeça para fazer, pois tenho andado a matar saudades das ervilhas :)

    ResponderEliminar
  27. Adorei...deve ficar tão bom assim!

    ResponderEliminar
  28. Pode inscrever-me no grupo das fãs das favas? Pois sim. Esta receita é como as costumo fazer quando as preparo em refeição para a família. Quando as quero para petisco, faço-as escoadas. São ótimas para o pica-pica, como dizemos cá em casa. É espetar-lhes um palito e saboreá-las com o molho cru.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  29. Já nem me lembro de comer favas! Em miúda não gostava, depois aprendi a adorar, mas agora, cá em casa, eu sou a única que gosto. Estas são muito parecidas com as que comia, mas fiquei com uma dúvida, as folhas de alho, são folhas de alho francês?
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, obrigada pela visita, eu em miuda também achava que não gostava de favas, mas agora adoro.
      As folhas de alho são a rama do alho, mas também já fiz com as folhas verdes do alho francês.
      Um beijinho e bom resto de semana

      Eliminar