domingo, 12 de abril de 2015

Bolo de Maça e Sultanas Douradas


Estou de volta!! 
Não abandonei o blog, tenho andado distante sim, mas por motivos de falta de tempo, férias, o que se tem cozinhado por cá, têm sido coisas muito simples e que não merecem destaque, ou porque são feitas à noite e a luz para as fotos não é a melhor.

Enfim, uma serie de coisas me tem levado a não partilhar nada convosco.

O meu aniversário foi já dia 2, mas como é costume no meu serviço, sempre que alguém faz anos tem que levar um bolo, e eu...ups...só hoje é que o fiz para o lanche de amanhã. Nesse dia estava de férias e fui adiando, mas não posso adiar mais senão não me perdoam, hehe.

A receita foi inspirada numa que encontrei num livro de seu nome "Doçarias", e cheira tão bem que também não deve saber mal.




Ingredientes


  • 200g de manteiga levemente amolecida
  • 220g de açúcar
  • 4 ovos grandes
  • 225g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1 colher de café de noz moscada em pó
  • 100g de sultanas
  • 3 maçãs pequenas, descascadas e cortadas em meias luas finas


Preparação

Pré aquecer o forno a 170º. Preparar uma forma de 22 cm com mola, barrando e polvilhando de farinha. Forrar o fundo com papel vegetal. Reservar.

Bater muito bem a manteiga com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e fofo. Adicionar os ovos um a um e ir batendo entre cada adição.
Numa taça à parte, misturar a farinha, o fermento, a canela, a noz moscada e as sultanas e envolver na massa anterior.
Deitar metade da massa na forma e cobrir com metade das maças. Deitar a restante massa e terminar com as restantes maçãs. 
Levar ao forno cerca de 1 hora, ou até espetar um palito e o mesmo sair seco.
Deixar arrefecer na forma cerca de 10 minutos e desenformar sobre uma rede até estar completamente frio.

Pode polvilhar com açúcar em pó se gostar.



7 comentários:

  1. Tem tudo para ser delicioso! Adoro bolos com maçã :)
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Bolos com maçã são os meus favoritos.
    Este fim de semana também saiu um cá em casa.
    Sai amanhã a receitinha no blog.

    ResponderEliminar
  3. Já tinha saudades das tuas receitas! Um bolo de maçã é sempre delicioso!

    ResponderEliminar
  4. como eu adoro bolos de maças de frutas o que seja, e esse deve estar mesmo delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Bolos de maçã e eu é uma paixão de há muitos anos, graças à minha mãe! Este tem tudo pra ser óptimo, a começar pelo aspecto... ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. E logo com um dos meus bolos preferidos!! Simplesmente perfeito :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  7. Bolinho de Maça sabe sempre muito bem.
    Beijocas

    ResponderEliminar