quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Feijão com Arroz

Este prato não tem ciência nenhuma, mas é um dos pratos que mais me lembra a minha infância.
Era comum em casa dos meus pais, e agora, a minha filha pede imensas vezes este feijão, não vai vez nenhuma a casa da avó que esta não lhe tenha feito o seu prato favorito. Cá por casa, de vez em quando faz-se,sabe sempre bem lembrar as receitas que nos transportam à infância.
Acompanhado com uma bela fatia de pão de centeio é um petisco!!!




Ingredientes
  • 250g de feijão catarino seco demolhado
  • 1 chávena de arroz
  • 1 chouriça ( neste não usei)
  • 1 morcela
  • 1 cebola
  • 1 ramo de salsa
  • sal e pimenta
  • 2 colheres de sopa de azeite

Preparação

Cozer o feijão na panela de pressão ou na Fussioncook( menú legumes duros), com 1 cebola cortada ao meio, um ramo de salsa e os enchidos inteiros.

Depois de cozido, retirar os enchidos, juntar mais água se necessário, adicionar  o arroz e levar novamente a cozer, mexendo de vez em quando para não pegar.
Não deixar secar demasiado, ir juntando mais um pouco de água se necessário.

Servir com os enchidos às rodelas.

Nota - Pode juntar carne de porco, por vezes uso entrecosto aos bocadinhos, fica muito bom e mais "composto".
O meu avô paterno comia este prato acompanhado de cebola crua, que ia à mesa dentro de uma tacinha com água. Já experimentei e fica fantástico.

Se tiver pressa pode usar feijão enlatado cozido.

19 comentários:

  1. adoro este tipo de comidas agora para o Inverno.
    gostei muito da dica do teu avô, acompanhar com cebola crua, eu adoro cebola.

    ResponderEliminar
  2. Gisela,
    Ficou muito apetitoso esse arroz. Não há prato melhor que aquele que nos lembra a infância, por muito simples que seja.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Se tiver pressa, aguente-se, porque amiga, isto é mesmo bom!
    Eu que adoro feijão, enchidos e arroz acho uma tríade perfeita. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tão bom... e massa de feijão? Hummm outra velha e simples delícia.

    ResponderEliminar
  5. Ai que delicia que arroz trazes tu, eu tb adoro e faz me muito lembrar a minha infância. Adorei saber que há pessoas como eu aqui.. é tão bom relembrar o passado e ainda por cima um passado sorridente como foi o meu.

    beijos grandes pra ti

    ResponderEliminar
  6. E que petisco....eu metida em saladas e tu com esta iguaria deliciosa, que rico prato Gisela.
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  7. Como sabe bem esse arrozinho. Eu gosto bastante desse pratinho.Esse ficou super apetitoso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. adoro arroz de feijão,adoro mesmo,e assim malandrinho com o sabor da nossa infância muito melhor,bjokinhass

    ResponderEliminar
  9. Ola Gisela,
    tambem deve ser muito bom com uma boa picanha! Ca em casa tambem sou uma grande apreciadora de feijao com arroz, e geralmente ate adiciono farofinha... Ficou com um aspecto delicioso o teu :-) Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Um prato bem delicioso.Lá em casa também faziam arroz com feijão, mas não levava enchidos.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. hum nao me parece nada mal este prato.
    e tudoo quye nos leva aos nossos velhos tempos tem um sabor daqueles
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. ola obrigada pois fez vir uns anos atras quando a minha avo o fazia eu adorava obrigada por me fzeres voltar atras bjs isa

    ResponderEliminar
  13. Um verdadeiro prato da chamada"confort food".
    A minha lembrança de casa da minha avó era a sopa de feijão e massa. Por mais que eu tente nao consigo fazer como ele fazia. Que saudades desse tempo!!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Deste-me uma boa ideia, pois gosto muito de feijão, arroz, enchidos e couve, é o que como do cozido por isso nunca o faço.
    Vou fazer na FC, juntando couve cozida.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. HUMMMMMMMMMM QUE MARAVILHA...QUEM NÃO GOSTA?
    EU ADORO.
    BJS

    ResponderEliminar
  16. Gisela,
    Adoro esse tipo de sopa... Quando criança a minha mãe fazia uma muito parecida, que saudades. Ficou com um aspecto delicioso : )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Está diferente do que costumo fazer, o teu tem mais caldo e tem um aspecto irrecusável na companhia do pão e da morcela, que bom!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. eu como com cebola e adoro!!! experimentas com pimento verde as tiras e depois logo dizes!! Adorei este blog fez me lembrar sabores da infância e que vou novamente fazer ..

    ResponderEliminar
  19. Sandra Santos obrigada pela sugestão, com pimento nunca provei, mas deve ficar bom.

    Muito obrigada a todos pela visita
    Bjs

    ResponderEliminar