sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tarte Tatin

Mais uma sexta feira, mais uma proposta do grupo Dorie às Sextas. E que excelente escolha fizeram as meninas responsáveis pelo projeto!!



Ingredientes

  • 1 placa de massa folhada fresca
  • 6 a 8 maçãs doces e firmes
  • 100g de manteiga
  • 3/4 cup de açucar

Preparação

Pré aquecer o forno a 190º.
Numa frigideira grande, que possa ir ao forno, usei uma de 28cm, deitar a manteiga e levar ao lume a derreter. Inclinar a mesma até cerca de metade da altura, para que as laterais fiquem untadas. Retirar do lume e polvilhar com o açucar uniformemente.
Dispôr as maçãs descascadas e cortadas em quartos em circulos, com o lado redondo para baixo. Se necessário tapar alguns buracos que fiquem com pedaços mais pequenos de maça, já que as maçãs vão encolher com a cozedura.
Levar novamente ao lume até que o açucar caramelize. este processo pode levar cerca de 15 a 20 minutos, mas é necessário estar atento porque a caramelização acontece de um momento para o outro.
Quando estiver dourado escuro retirar do lume.
Centrar a massa folhada na frigideira sobre as maçãs e aconchegar as laterais. Se ficar com uma camada dupla de massa nas bordas não é problema. Com o caramelo ainda fica melhor.
Levar ao forno até a massa dourar.
Retirar do forno e sobre um prato largo virar rapidamente a tarte. As maçãs podem ficar um pouco desaranjadas neste processo, mas nada que não se arranje. Espalhar o caramelo que ficar agarrado à frigideira sobre a tarte e deixar arrefecer um pouco antes de servir.

Bom apetite.

Gostei bastante,  ficou tostada mas não demasiado, apesar de parecer pela  foto que ficou queimada, não está, está sim com o caramelo mais tostado junto à fruta.
A minha tarte levou cerca de 15 minutos no forno, apesar da receita original falar em 30-40 minutos.

Fonte - Baking de Dorie Greenspan.

43 comentários:

  1. Ficou linda com esse cor douradinha!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Gisela tem aí uns truques que penso que vou falhar :) :) mas como gosto imenso de maça e massa folhada acho que vou tentar :)

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Ficou com uma cor optima e com um aspecto delicioso!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Ficou fantástica e deve ser deliciosa.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Gosto bastante de tarte tatin.
    Beijinhos e bom fim-de-semana
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindíssima e essas partes mais tostadinhas são ainda mais saborosas :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. é uma receita maravilhosa, creio que é francesa, não é?
    já comi várias vezes e gosto muito, especialmente se for acompanhada por uma bola de gelado de baunilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É francesa sim. Segundo se sabe, esta tarte foi resultado de um erro. Havia uma cozinheira que fazia uma tarte de maçã muito famosa, mas um dia esqueceu-se de colocar a massa no fundo da tarte como fazia sempre, e para não ficar sem massa utilizou-a por cima do recheio. Assim nasceu esta tarte deliciosa e viciante.
      Um beijinho

      Eliminar
  8. Que delicia.. ha ainda uma fatia para eu provar :-D todos com tartes tartin e eu nao tenho nenhuma ai :-( tristeza.. bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Gisela acho que a cor assim fica muito melhor, a minha tb ficou assim e acho que não parece queimada, percebe-se bem que é o caramelo. A tua como sempre está linda.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Depois da queimadura temos algo que compensa e faz esquecer, a tua Tatin.
    Espero que estejas melhor
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. É deliciosa e bonita, boa companhia para um gelado.
    Bom fim de semana e as melhoras.
    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Hummm que maravilha=) Que aspecto delicioso=) Nunca fiz mas hoje fiquei com muita vontade de tanto a ver e cada uma mais bonita! beijinho

    ResponderEliminar
  13. Sou suspeita porque acho que gosto de tudo o que leva maçã :)
    depois de ver tantas tartes tartin acho que vou ter de fazer uma para o fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  14. Está linda!!! Isto hoje não se aguenta, que lindo desfile de tartes que
    tenho visto hoje;)
    Beijinhos, um doce fim de semana.

    ResponderEliminar
  15. adoro tarte de maça a tua esta muito boa e com um aspecto maravilhos e a cor muito bonita adorei bjs

    ResponderEliminar
  16. Percebe-se perfeitamente que a tua tarte não está queimada. Ela está é apetitosíssima com aquele caramelo à volta. Muito boa mesmo assim como a foto.
    Beijinhos e as melhoras.
    Maria

    ResponderEliminar
  17. Vim aqui ter pela tarte tatin desse passatempo que por aí circula e gostei muito da tarte e de tudo que por aqui vi :-)

    ResponderEliminar
  18. Sabe que fiquei de olho justamente nessas partes mais escurinhas? Estão muito apetitosas!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  19. Eu acho que o meu ultimo comentário deu erro, por isso vu escrever de novo: Essa tarte dá vontade de ir ai a correr e provar um bocadinho: ficou com um aspecto delicioso! E quanto ao livro: se gostares de coisas vintage e de receitas saudaveis.. compra que nao te vais arrepender ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já conheço o livro, e gosto imenso dele. Já está encomendado, para a semana está cá.
      Bom fim de semana

      Eliminar
  20. Adorei!!! Para variar:))
    Ficou mesmo linda e estou como a Letricia....fiquei de olho nas escurinhas ;))
    Bjo doce

    ResponderEliminar
  21. Que linda, douradinha! aspecto delicioso.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  22. Que aspecto fantastico.. desconhecia a receita e adorei, vou ter de fazer :) ficou linda a foto. um beijo

    ResponderEliminar
  23. Tão simples e eu nunca fiz nem provei, falta-me o raio da frigideira para ir ao forno :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ameixinha, tira a pega de uma frigideira normal. Normalmente estão presas com um parafuso, é fácil desmontar e voltar a montar
      Um beijinho

      Eliminar
  24. Está com muito bom aspecto.
    Adorei a foto.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. é tão simples, e eu nunca fiz... Ficou brutal a tua tarte Gisela :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  26. Simples e com certeza uma delícia. A foto está tentadora :)
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  27. também fiz a tarte tatin mas esta ficou mais bonita, porque a minha infelizmente não ficou tão coradinha.. Esta está linda e com muito bom aspecto..beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Gisela,
    Ficou com uma cor linda e com um aspeto muito apetitosa a tua tarte.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. A tarte tatin foi um descoberta por acaso, ficou ao contrario, adoro!

    Www.levedar.com

    ResponderEliminar
  30. Excelente, Gisela. É uma tarte muito curiosa, fiquei com vontade de experimentar. Já a tinha visto nas "redondezas". Maçã e caramelo... Nheca nheca!! Um beijinho

    ResponderEliminar
  31. Desculpa pela minha ausência a publicar e comentar receitas mas tive uma recaída e voltei a ficar doente.
    Mas já estou de volta com muitas receitinhas para publicar e cheia de vontade ver e comentar as delícias que fazes.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  32. Adorei esta sugestão! É muito tentadora!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Olá Gisela
    Concordo é mesmo viciante. Já fizeste mais?
    :)
    Beijo

    ResponderEliminar
  34. Que maravilha adorei, já ando para fazer esta tarte a muito tempo, se não te importas vou levar a receita!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  35. Adoro tatins. Ficam sempre lindas e sofisticadas, além de serem uma delicia, claro...
    Ficou divina esta tua.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  36. que bom aspecto Gisela. Eu ainda nao experimentei com maca, porque sei que vou ficar viciada nela, nao gostasse eu tanto de tartes de massa. Mas experimentei uma outra variente mas com Tomates :-D Pode ver no meu blogue. Parece-me que vai gostar. Bjinhos

    ResponderEliminar