domingo, 1 de junho de 2014

Brownies de Feijão Branco e Aveia

Estes brownies, bem diferentes dos originais, são bastante agradáveis e um bocadinho mais saudáveis, sem gordura, pouco açucar, ideais para quem não quer deixar de comer uma goluseima de vez em quando mas sem excessos.
E acreditem, ninguém descobre do que são feitos, a não ser de chocolate. E mais uma coisa boa, fazem-se em 2 minutos, não é bom?

Com esta receita desejo  um excelente Dia da Criança, a todas as Crianças do Mundo!!

Participo também em mais um Dia Um...na Cozinha, desta vez sobre Brownies, e que comemora hoje o seu 1º aniversário. Parabéns!!

A receita veio da Cozinha da Lídia, da minha amiga Lídia, com algumas alterações minhas.



Ingredientes

  • 400g de feijão branco cozido e escorrido 
  • 40g de chocolate em pó
  • 30g de cacau em pó magro
  • 60g de farinha de trigo com fermento
  • 20g de flocos de aveia integral
  • 180g de açúcar
  • 3 ovos L
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha
  • 1/2 cup de pepitas de chocolate
Para servir (opcional)

  • framboesas frescas
  • gelado de baunilha


Preparação Bimby

Untar uma forma quadrada e forrar de papel vegetal. Reservar.
Pré aquecer o forno a 180º.

Colocar todos os ingredientes no copo, excepto as pepitas e misturar 20 segundos, velocidade 5, de modo a obter uma mistura homogénea.

Deitar a mistura na forma preparada, espalhar as pepitas por cima e levar ao forno cerca de 20 minutos, ou até espetar o palito ele sair seco mas húmido. O brownie tem que ficar ligeiramente húmido no centro para não ficar seco.

Deixar arrefecer sobre uma rede, cortar em quadrados, e servir com framboesas frescas e gelado de baunilha.


Preparação Tradicional

Untar uma forma quadrada e forrar de papel vegetal. Reservar.
Pré aquecer o forno a 180º.

Colocar todos os ingredientes, excepto as pepitas, num processador de alimentos e bater até obter uma mistura homogénea.
Se não tiver um processador, triturar bem o feijão com a varinha mágica, e numa taça bater esse puré com o resto dos ingredientes.

Deitar a mistura na forma preparada, espalhar as pepitas por cima e levar ao forno cerca de 20 minutos, ou até espetar o palito ele sair seco mas húmido. O brownie tem que ficar ligeiramente húmido no centro para não ficar seco.






35 comentários:

  1. Que brownies originais! Adorei a sugestão.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  2. Um brownie diferente mas digamos que irresistível :) Deve funcionar muito bem o feijão com o chocolate! :)
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  3. Sugestao curiosa e delicviosa! Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Estão tão bonitos!
    E é como dizes, acho que ninguém diria os ingredientes que têm!
    Feijão! Aveia! Devem ser tão diferentes e tão bons :)
    Estou super curiosa com eles!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. Muito mais saudáveis. Ficaram lindos e vou levar a receita comigo :)
    Bom domingo e um excelente dia da criança!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Esta é, sem dúvida, uma receita bem interessante e original. Gosto imenso de pudim de feijão, típico da minha ilha ,mas não conhecia esta versão com brownies e fiquei bem curiosa. Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Adorei! Ficaram húmidos mesmo como eu gosto e esse geladinho. huummmmmmm. Perfeitos. =D ;) Beijinhos. :*

    ResponderEliminar
  8. Que fantásticos, Gisela! Sem dúvida originais, saudáveis e com um aspecto taaão tentador! Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Uma receita a experimentar, gostei muito
    Beijokas

    ResponderEliminar
  10. Hei-de experimentar, porque adorei a sugestão!

    ResponderEliminar
  11. Com feijão branco? Achei super original! Gostei :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Aqui está uma bela ideia para por o meu filho mais novo a comer feijão, vai para a lista.obrigada

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro doces com leguminosas... deve ser deliciosos e tão mais saudável! Já guardei a receita! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. São muito originais e pelo aspeto devem ser deliciosos
    Gulosos e saudáveis
    Bjns
    isabel

    ResponderEliminar
  15. Gostei da ideia e originalidade. receita anotada :)

    Beijinho

    Ana Matos
    Dona Delicia - ATelier de Sabores

    ResponderEliminar
  16. Ficaram tão lindos Gisela! E essa combinação do feijão com o chocolate deve ser deliciosa, fiquei muito curioso com a textura desses brownies. Vou levar esta receita comigo, pois adoro receitas rápidas e cujo aspecto final é esta maravilha que nos mostras. ;)
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  17. Uau, adorei esta versão, de certeza que é uma delicia!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Fantástica esta tua versão Gisela. Adorei a ideia do feijão e da aveia nos brownies, o que os tornam numa opção mais saudável!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  19. adorei! É uma versão saudável e tem um aspecto nada saudável eheh =) dá vontade comer, e voltar a repetir umas vezes =)

    ResponderEliminar
  20. Que brownies maravilhosos! E a apresentação ficou fantástica, adorei! Tenho mesmo de os experimentar, os meus miúdos adoram feijão, não gostam é de bolos, talvez os convença a comer uns quantos :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Gostei mesmo muito destes brownies Gisela!
    E sei que os vou experimentar em breve.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Fiquei curiosissima em relação a estes brownies por terem levado feijão. Devem ser deliciosos pois o aspecto não engana. Húmidos e consistentes e com uma bela cor.
    Adorei a sugestão. Parabéns.

    ResponderEliminar
  23. Olá Gisela,
    Gostei muito dos teus brownies e que apresentação, linda. Gostei muito do teu cantinho :)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  24. eu adoro brownies mas confesso que jamais me lembraria de experimentar com feijão :) uma ideia super original que vou já apontar porque serão os próximos brownies a sair do forno :) beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Não estava nada à espera de uma receita de brownies com feijão branco :) adorei a sugestão com uma opção muito mais saudável! A minha receita, por exemplo, é maravilhosa mas é só para ser feita uma vez por ano... e em anos bisextos!! :D

    Vou com certeza experimentar esta!

    Beijinhos, Paula

    http://cookit-simple.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. Que bela sugestão! Brownies saudáveis, que bom :)
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Nunca deixa de me fascinar a forma como os legumes e as leguminosas casam bem com as sobremesas de chocolate. Receitinha guardada para experimentar!!! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  28. Olá,

    Para mim é realmente original usar feijão num brownie, mas achei a ideia excelente se de facto resulta tão bem :)
    Belissima sugestão!

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  29. Que verdadeiro espetáculo Gisela! Já andava de "olho" numa receita de bolo de chocolate com feijão e agora que vi estes teus brownies e esse fabuloso aspeto acho que vou ter mesmo de "misturar" as duas e pôr em prática um bolinho destes cá em casa :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  30. Bem originais estes brownies, gostei ;)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Estou tentada! Os olhos aprovam completamente!

    ResponderEliminar
  32. Querida Gisela. Obrigada pela visita ao foodwithameaning.
    Vim dizer-te que fiquei com os olhos pregados nesta foto do brownie com o gelado. Está magnífica. Fiquei curiosa com a utilização do feijão na massa. À semelhança das queijadas de feijão também deve ficar muito saboroso. Vou registar a receita para fazer. Beijinhos daqui.
    Patrícia

    ResponderEliminar