quarta-feira, 30 de maio de 2012

Favas com Entrecosto

Mais uma receita de favas que estão mesmo, mesmo a terminar a sua época.
Estas são muito apreciadas pelo Luis, pelo facto de serem com carne, o que eu dispenso, mas temos que agradar a todos.

Outra sugestão de favas aqui.




Ingredientes

  • 1 kg de favas frescas
  • 1/2 morcela
  • 1/2 kg de entrecosto aos bocadinhos
  • 3 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 ramo de coentros frescos
  • 2 folhas de rama de alho
  • 1 colher de chá de açúcar
  • sal  e água q.b.


Preparação

Num tacho, colocar as favas, o entrecosto, a morcela, os alhos laminados, o sal e o azeite. Deixar refogar cerca de 5 minutos, juntar os coentros, as folhas de alho e o açúcar. Mexer , adicionar água morna até tapar ligeiramente as favas, tapar o tacho e deixar cozer.
No final se tiver ficado com caldo a mais, destapar o tacho e levar a lume forte uns minutos para evaporar e engrossar o molho.

Servir com salada de alface e coentros.

23 comentários:

  1. Estão mesmo a acabar. Esta semana vamos comer as últimas do quintal. E por cá, eu prefiro sem carne, mas a mina mãe adora esta tua receita e temos mesmo de agradar a todos :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Gisela minha menininha linda que delicia ficaram essas favas, nunca fiz. Dia desses vi favas lindas e pensei, não sei fazer mas deve ficar muito bom. Agora chego aqui e encontro uma ótima sugestão. Maravilha vou comprar as favas....rsrsrs
    Bjinhos. RE

    ResponderEliminar
  3. Que receita fantástica, que bom aspecto...


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Aiii favinhas que é tao bom... a safra aqui da casa esta quase toda apanhada, agora estamos na fase de congelamento para o ano inteiro!!!!

    Que maravilha!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Olá Gisela, que delicia.
    Ficou fantastico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que ricas favinhas. Só é pena estarem a acabar.
    Bom resto de sdemana e beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Um prato bem tradicional e delicioso! Forte mas bom!! ( bem, eu não gosto de favas, mas o resto sim :D )

    ResponderEliminar
  8. Belas favas, já tenho saudades de comer...bjokitas

    ResponderEliminar
  9. ERA UMA COMIDA QUE O MEU PAI ADORAVA,SEMPRE QUE VEJO LEMBRO-ME DELE.
    FICOU UMA MARAVILHA.
    BJS

    ResponderEliminar
  10. tirando a rama de alho que não tinha foi este o meu almoço de hoje
    ;) :)
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Eu não gosto de favas, mas o meu marido ia ADORAR este teu pratinho!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Em casa dos meus Pais é uma refeição feita com frequência.
    Gostei do aspecto das tuas favas!

    ResponderEliminar
  13. Era um prato que não gostava, mas ao longo do tempo aprendi a gostar. E agora até me vontade de comer. Como foi o caso depois de ver o teu pratinho ;) Apetitoso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. por aqui também estão a acabar! Não sou grande apreciadora por isso não deixam muita saudade mas prefiro-as sem carne :) beijinho

    ResponderEliminar
  15. ADOREI.
    Gosto da apresentação. Gosto de favas. Gosto deste blog.

    ResponderEliminar
  16. Recebi um sacão de favas hoje e nem sei bem que lhes fazer, algo como isto parece-me muito bem :)

    ResponderEliminar
  17. Olá Gisela,

    Eu gosto das duas maneiras e felizmente este ano já aproveitei bem as favas :)
    Ficou com um aspecto apetitoso, só retirava a morcela, que não gosto.
    É pena a época das favas ser assim tão pequena :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Eu cá acho que o entrecosto e a morcela ficam-lhe muito bem ehehehe Tenho feito mais versões light de favas este ano, mas já tenho saudades de um guisado revigorante destes.

    ResponderEliminar
  19. adoro favas para mim esta perfeito adorei bjs

    ResponderEliminar
  20. gosto muito de favas, e é axactamente assim a minha receita preferida. quando chega abril/maio a minha mãe apanha as primeira da horta e faz especialmente para mim...com a raminha de alho e tudo. uma verdadeira maravilha!!

    ResponderEliminar
  21. Eu adoro as favas assim. É como a minha mãe costuma fazer. Cá em casa não as faço porque o marido e as filhas não gostam e fazer só para mim não me apetece. Quando tenho saudades de as comer assim peço á minha mãe :)

    Adorei o blog

    Bjos

    ResponderEliminar
  22. Que maravilha é mesmo comida da Mamã... adoro! beijos

    ResponderEliminar
  23. Um dos meus pratos favoritos, recreado de maneira fabulosa. Não como há tanto tempo, que até me deu água na boca :))))!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar