segunda-feira, 14 de março de 2011

Leitão com Feijão Branco

É certo que já caminhamos para a Primavera, mas como o frio ainda não nos largou, uma feijoada cai sempre bem. Esta é de leitão, carne que gostamos bastante, mas nem sempre se arranja, pelo menos por aqui.
Faço sempre a olho, não peso os ingredientes, vou tentar colocar o mais acertado possivel.




Ingredientes

  • 1 kg de leitão arranjado e partido aos bocados
  • 2 frascos de feijão branco cozido ou 200 de feijão seco
  • 2 cenouras grandes
  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho
  • 1 ramo de salsa
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 1 chouriça
  • 1 copo de vinho branco
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta

Preparação

Se optar por feijão seco, cozê-lo em água, e reservar.

Num tacho largo, colocar a cebola e os alhos picados, a chouriça e as cenouras às rodelas grossas, a salsa, o azeite, o sal e a pimenta e levar ao lume a refogar uns minutos.
Adicionar o leitão e o vinho branco, tapar e deixar cozer. Se necessário juntar um pouco de água para não secar.
Depois do leitão cozido, juntar o feijão e um pouco da água de o cozer, se usar feijão de frasco ou lata, juntar um pouco de água. Deixar ferver cerca de 10 minutos e servir acompanhado de arroz branco.


23 comentários:

  1. HUmm, meu Deus!!!Que maravilha esse feijão branco,aiaiaia, salivei aqui!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso de Leitão nunca provei.. mas como sou uma fan de feijoada não vejo como não gostar. Boa dica mais uma vez! beijo

    ResponderEliminar
  3. ADORO LEITÃO, ASSIM NA FEIJOADA NUNCA COMI, MAS O ASPECTO FICOU SUPER APETITOSO.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Uhmm... é mesmo estas comidinhas que me apetece agora na gravidez...está com um aspecto mesmo a pedir para ser comido.

    ResponderEliminar
  5. Hummm que receita boa Gisela, tem um aspecto bem apetitoso e o que eu daria agora por um pratinho bem aviado...

    Beijinhos e tem uma grande semana!!

    ResponderEliminar
  6. Parece que o tempo frio não nos quer deixar. :(

    Bela feijoada.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Gisela,
    Que belo que ficou esse leitão... Aqui não encontramos de certeza, e que saudades que eu tenho. O teu esta com um aspecto delicioso amiga : )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Uiiii tão bom...Hoje tá tanto frio qua apetece uma comidinha dessas....para aquecer a barriga e a alma!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  9. A mim parece-me muito bem, que delicia de prato!
    Por vezes também faço, só ainda não fiz com feijão branco que por sinal gosto bastante.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Já conhecia a "feijoada de leitão" mas nunca provei, é Portugal à mesa :)

    ResponderEliminar
  11. Gisela eu adoro leitão e por ser tão difícil de arranjar só como assado aqui num restaurante no Norte que é perito nisso :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Gisela,
    esta carninha nao podia estar mais ao meu gosto, e e' um prato delicioso para estes dias frios :) beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Ao ver este teu prato apeteceu-me comer dobrada com feijão branco ;)
    Belissímo aspecto.

    ResponderEliminar
  14. Tenho andado meio ausente e hoje só vejo coisas deliciosas... Que aspecto maravilhoso tem este leitão!!!!

    E os post's anteriores: Qual deles o melhor!!! Parabéns pela publicação no "i"!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Está com um aspecto mesmo a tentar-me.
    Como sabes cá em casa tb gostamos muitos, seja com que feijão for.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. meu deus que coisa tao boa essse molho esta de chorar por mais gostei beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Nhammmm, ha imenso tempo que eu nao como uma bela feijoada de leitao... OHHHH Gisela do que tu te foste lembrar, esse molhinho depois para molhar o paozinho... acabei agora de jantar e tou cheia de fome!!! Assim nao vale!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Com leitão nunca comi, mas deve ser delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Gisela,

    Se a minha cara metade vê isto é o fim... A minha sogra faz feijoada lindamente e esta tua tem tudo para não ficar atrás. Eu por mim roubo umas garfaditas e vou ali buscar aquele creme de abóbora com beldroegas que se ficou a rir para mim. ;)

    beijo enorme*

    ResponderEliminar
  20. Gisela...
    Feijoada de leitão.... agrada-me....
    Já sabia de sua existência... mas nunca provei...
    Aqui está o pretexto certo....
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  21. Faço muitas vezes, uma vez que enjoei o leitão, durante a gravidez...
    Vim aqui parar por mero acaso. Adoro comida alentejana. Vou ficar atenta!
    bjs
    ju

    ResponderEliminar
  22. Nunca tinha visto uma feijoada de leitão e adorei!

    ResponderEliminar