sexta-feira, 8 de julho de 2011

Compota de Cerejas

Comprei uma caixa de cerejas, daquelas bem escuras, que ao comermos ficamos com os dedos cor de vinho,  e custa tanto a sair.
Comemos, deliciámo-nos e fiz 2 frascos de compota, que tal como as cerejas ficou bem escurinha, mas bastante doce, reduzi imenso a quantidade de açucar, mas podia ter reduzido mais, já que a fruta era bastante doce.
A receita é da minha querida amiga Helena, que neste momento está do outro lado do oceano, mas muito perto em sentimento, e também na minha cozinha.


Ingredientes

  • 1 kg de cerejas pesadas depois de retirar os caroços
  • 300g de açucar

 Preparação Bimby

Colocar a borboleta e 300g de cerejas no copo. Programar velocidade 3 até o som mudar e perceber que os caroços já se soltaram da fruta. Deitar num prato e eliminar os caroços. Repetir até acabar as cerejas.
Sem borboleta, deitar as cerejas arranjadas, o sumo e o açucar, triturar uns segundos, velocidade 5. Programar 40 minutos, velocidade 1, temperatura 100.
Retirar o copinho,  substitui-lo pelo cesto virado ao contrário e programar mais 20 minutos, temperatura varoma, na mesma velocidade.
Verificar a consistência, se achar necessário, por gostar mais denso, ou se for para guardar algum tempo,  ferver mais uns minutos na mesma velocidade e temperatura.
Esperar que arrefeça e guardar em frascos herméticos.

 Preparação Tradicional

Descaroçar as cerejas e deitá-las num tacho, juntamente com o açucar. Levar a lume brando, mexendo de vez em quanto até atingir a consistência pretendida.
Utilizar a varinha mágica ou um robot de cozinha para triturar o doce, se não gostar de encontrar bocados de fruta.
Esperar que arrefeça e guardar em frascos herméticos.

Fonte - Sabores de Canela

19 comentários:

  1. Hummmmm! Fiz um doce igualzinho ao teu no outro dia e posso garantir que é meeeeeeeeesmo bom! Adorei! E as tuas fotos, Gisa, são sempre lindas demais!!!!

    ResponderEliminar
  2. São mesmo dessas cerejas que eu adoro.. Por acaso nunca provei doce de cereja mas acredito que só pelo aspecto das tuas imagens deve ser uma maravilha. Obrigada pela partilha e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. QUE DELICIA EU ADORO ESSAS CEREJAS ESCURINHAS .
    O DOCE FICOU COM UMA COR LINDA.
    EU TAMBÉM REDUZO SEMPRE AO AÇÚCAR.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Que cor deliciosa! Adoro cerejas! A foto está lindíssima. Parabéns. Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Ai que boa compota!!!!Ficou com uma côr linda!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Gisela, o teu doce ficou com uma cor linda! Mas ainda não tive abundância de cerejas para poder fazer doce... come-mos-as todas!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficou lindo, pelo aspecto das cerejas deve ter ficado um doce delicioso!!!!

    ResponderEliminar
  8. ficou 5* eu tambem fiz a uns dias mas as minhas nao eram tao escuras mas ficou bom eu meti um pau de canela deu um gosto muito bom a tua esta muito bonita beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Gisela, o teu doce ficou com uma cor tão bonita!

    ResponderEliminar
  10. eu também fiz...mas ultrapassei o ponto :(, nem fotografei...

    ResponderEliminar
  11. Apetece só de olhar, nunca fiz doce de cerejas, qualquer dia experimento,gostei muito do teu.
    Um beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Já estou a ver que este ano não vou comer cerejas... coisinha que tanto gosto! Acho que vou ter é que comprar compota de cereja já feita ou ir em busca das últimas cerejas :) A cor ficou linda!

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha, acho que também vou fazer uma compota durante estes dias. Deram-me tantas cerejas que é uma boa maneira de gastá-las, para que não se estragem...
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  14. Adoro compotas. Essa sua receita está divina. Beijos, Adriana.

    ResponderEliminar
  15. Gisela querida
    Adoro este doce mas este ano não o fiz e ao preço que as cerejas estão aqui o destino não será o doce....
    Um beijo grande e liga o skype mulheri ;))

    ResponderEliminar
  16. Lindas essas fotos! E a compota uma delicia certamente! Também fiz o mesmo a semana passada: uma caixa das grandes cheia de cerejas...e depois de enchermos a barriga destas frutas fantásticas e já não caber nem mais uma, lá fiques pontinhos de compota para não que não se estragasse nada. Mas a minha foi feita na MFP, e também usei uma proporção de fruta/acucar parecida.

    ResponderEliminar