domingo, 20 de fevereiro de 2011

Doce de Abóbora com Nóz





Ingredientes
  • 1,200 Kg de abóbora limpa
  • 400g de açucar
  • casca de 1/2 limão
  • 1 pau de canela
  • 1 chávena de nozes trituradas grosseiramente

Preparação Bimby

Com o copo limpo e seco, colocar as nozes e triturar 4 ou 5 segundos, velocidade 5. Reservar
Colocar no copo a abóbora limpa de sementes e partida em pedaços pequenos. Triturar 10 segundos, velocidade 6. Adicionar os restantes ingredientes, mexer com a espátula, e programar 40 minutos, temperatura 100 velocidade 2.
Substituir o copinho pelo cesto, virado ao contrário, para evitar salpicos, e programar ,mais 20 ou 25 minutos, temperatura varoma, velocidade 2.
Juntar as nozes, misturar bem,  e guardar o doce em frascos herméticamente fechados.

O tempo indicado na velocidade varoma, poderá ter que ser menor ou maior, consoante o consistência que o doce for adquirindo, e o gosto de cada um.

Preparação Tradicional

Num tacho, colocar a abóbora limpa de sementes e partida em pedaços pequenos, juntar todos os outros ingredientes e levar a lume brando, mexendo de vez em quando, até atingir a consistência desejada. No final se preferir não encontrar pedaços de abóbora, triturar o doce com a ajuda de uma varinha mágica.
Juntar as nozes trituradas grosseiramente, misturar bem e guardar o doce em frascos herméticamente fechados.



Fiz 3 vezes estas quantidades, para encher 9 frascos para oferecer a 9 amigas muito especiais, durante um encontro também ele muito especial e divertido.
Espero que tenham gostado!!

 As etiquetas foram feitas com a preciosa ajuda da minha filha. Muito Obrigada!!

Nota - A utilização das nozes é facultativo.

31 comentários:

  1. ola gostei muito deste-me uma edeia muito boa vou tentar fazer beijinhos bom domingo isa

    ResponderEliminar
  2. É sem duvida um dos meus doces preferidos, adorei o contraste das cores, as fotos estão lindas!
    Um beijinho e continuação de um bom Domingo.

    ResponderEliminar
  3. É tão bommmmm, os frasquinhos ficaram muito mimosos.

    ResponderEliminar
  4. Uhmmmm... este docinho com um belo requeijão é a minha perdição.
    Os fraquinhos são um excelente presente :)

    ResponderEliminar
  5. Gisela,
    Que cor linda que ficou este doce de abobora... E que sorte em ter amigas assim e' sempre bom dar e receber miminhos. Os potes ficaram um mimo : ) E a tua filha fez um excelente trabalho também... Parabéns as duas ; )

    PS. Obrigada pela mensagem de conforto e pelo carinho.

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Amiga, adorei o miminho que nos trouxeste!
    Já foi provado agora mesmo ao lanche, e aprovado. Aprovadíssimo. :) Vou agora para uma demo e tenho a certeza que a doçura que levo comigo me vai dar sorte! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficaram lindas suas compotas, eu amo doce de abóbora adorei a sua receita.

    Beijos,
    Andréa....

    ResponderEliminar
  8. Tão bom mas tãooo bommm!!! Ontem ainda foi passear eté ao Ribatejo e acabou por "desaparecer" metade com um requeijão que lá estava a sentir-se mto sozinho :))))

    ResponderEliminar
  9. O ponto ficou perfeito!
    Sortudas, essas 9 amigas!...
    Babette

    ResponderEliminar
  10. Este é mesmo o meu doce preferido, adoro!!! E estes frasquinhos decorados ficaram lindos....
    Bjs....

    ResponderEliminar
  11. ficou perfeito o teu doce amiga muito mesmo adoro doce de abóbora,bjokinhass

    ResponderEliminar
  12. Que fofura.. que sorte tem as tuas 9 amigas! sortudas mesmo! É um dos meus doces favoritos e o teu ficou um mimo como sempre!

    beijo

    ResponderEliminar
  13. Amiga,

    Não estou a exagerar se disser que foi o melhor doce de abóbora com noz que já comi em dias da minha vida. MARAVILHOSO! Já está praticamente no fim...hehehe! O Luís também adorou!

    Estava convencida de que levava raspa de laranja...

    beijocas enormes

    ResponderEliminar
  14. Gisela estão tão lindos os frasquinhos.
    Olha a sorte das tua amigas! :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Realmente nao duvido que todas tenham adorado! Doce de abobora com noz e' um dos meus preferidos e o teu devo ter ficado uma delicia :) Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Ficou com um aspecto fantástico Gisela, obrigado por mais esta delicia que partilhas connosco.

    Beijos e uma boa semana!!

    ResponderEliminar
  17. Gisela
    É um dos meus doces preferidos, de certeza que as amigas adoraram o presente...as fotos estão lindas!!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  18. Que sorte que elas tiveram, aposto que estava uma delícia. A cor ficou linda :)

    ResponderEliminar
  19. HMMM que bom.. não me importava de receber também um. As tuas amigas são merecedoras destes mimos e muito mais ;-)

    ResponderEliminar
  20. e um dos meusndoces de eleiçao
    tenho que voltar a fazer porque o stock esta em baico
    sortudas das tuas amigas:-)
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  21. Gisela esse seu doce me trouxe belas lembranças, minha avó materna sempre fazia um bem parecido...
    E que fofuras esses vidrinhos heim? um belo presente com certeza...

    bjim

    ResponderEliminar
  22. Pena um desses não ter sido para mim!!! Lindo doce e lindos frasquinhos! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  23. A cor desse doce abre o apetite a qq um... Delicioso :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  24. A cor está fantástica. É um presente muito pessoal, feito com carinho.
    Bj.

    ResponderEliminar
  25. GOSTO IMENSO DESSE DOCE.
    O ULTIMO QUE FIZ NÃO ME SAIU GRANDE COISA.
    O TEU FICOU COM UM ASPECTO E COR LINDAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  26. Minha querida Gisela,

    Ainda não abri o lindo frasquinho mas depois de ler as maravilhosas impressões das garotas estou capaz de ir a correr atacá-lo!! Gostei muito, muito do adorável presente e ainda mais de te rever. Uma tarde fantástica. :))

    Beijo enorme*

    PS - E um obrigada especial à filhota!

    ResponderEliminar
  27. Este doce ficou com um aspecto óptimo, dá logo vontade de pôr uma colher bem cheia em cima de uma bela fatia de pão! E os frasquinhos ficaram lindos, parabéns!

    ResponderEliminar
  28. Ficou lindo com o laranja muito vivo.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha



    ResponderEliminar