quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Lentilhas Estufadas com Legumes

Não é carne, nem é peixe, nem apetece nenhum dos dois.
Há dias assim, em que a vontade nos leva a algo aconchegante mas simples, e este jantar aconteceu num desses dias.  Para satisfazer os amantes de carne aqui em casa, um pouco de chouriça e fica mais composto.




Ingredientes

  • 1 chávena de lentilhas cozidas
  • 3 cenouras às rodelas
  • 1 bolbo de funcho cortado grosseiro
  • 1 batata aos cubos
  • 1 lata de cogumelos laminados
  • 4 tomates maduros
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 chouriça às rodelas
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta
  • 1 molho de salsa picada

Preparação

Fazer um refogado com o azeite, a cebola, os alhos, a salsa, a chouriça e os tomates meio desfeitos com a mão.
Temperar com  sal e  pimenta, e adicionar os restantes ingredientes à excepção das lentilhas. Juntar um pouco da água de cozer as lentilhas, tapar o tacho e deixar cozer.
Quando os legumes estiverem quase prontos, juntar as lentilhas e acabar de cozer.
Rectificar os temperos e servir com arroz branco.

18 comentários:

  1. Gisela,
    Gosto muito de lentilhas... Esse pratinho esta com um aspecto maravilhoso : )

    Beijinhos e bom feriado!

    ResponderEliminar
  2. Que bom! Por vezes ando assim, em busca de novos pratos e sabores, a rotina aborrece-me.
    Beijinho e restinho de bom feriado:)

    ResponderEliminar
  3. NUNC COMI LENTILHAS, MAS A TUA SUGESTÃO ESTA COM TÃO BOM ASPECTO QUE NÃO ME IMPORTVA NADA DE PROVAR.
    BOM FERIADO.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Uma alternativa diferente e com óptimo aspecto.

    Também gostei dos queques abaixo mencionados parecem mesmo da pastelaria.

    Beijinhos
    Pi

    ResponderEliminar
  5. Adoro lentilhas. Especialmente com arroz. Nunca me lembrei de juntar funcho mas parece-me uma dica excelente :)

    ResponderEliminar
  6. Gosto imenso de ervilhas mas as lentilhas nunca provei. Terão um gosto parecido ao das ervilhas? Gostei muito deste prato por ter legumes estufados, Ainda há dias estufei feijões verdes e escalfei-lhes uns ovos em cima. Adoro leguminosas.
    Muitos beijinhos
    E um resto de bom feriado. Esta pausa na semana soube-me mesmo bem.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Para mim uma refeição muito apetitosa...tenho muitos dias assim, em que não me apetece nem carne nem peixe!!

    Esse prato dá-me vontade de comer!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. esta mesmo muito bom e tem um ascpeto muito apetitoso ja metia o garfo gostei beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Passei por aqui e gostei muito do blog. Hei-de voltar mais vezes. :)

    http://papas-e-doces.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Olá. Costumo usar lentilhas apenas na sopa (verdes ou vermelhas). O teu prato agradou-me bastante. Cá em casa, também teria que recorrer a um enchido :) Beijos

    ResponderEliminar
  11. Gisela, as minhas lentilhas ainda estão na prateleira da despença à espera de serem utilizadas,lol. Não estou muito familiarizada com elas... mas tenho que me despachas antes que passe a validade.
    Gostei muito da tua sugestão... quem sabe não será essa receita!?

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Nunca provei lentilhas.
    O meu marido quer é carne e peixe!
    Tenho que experimentar esse teu pratinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Eu acredito, acredito sim. Pois tudo o que sai desta cozinha é divino! Este calor trás muita coisa de bom...mas não acalma a vontade de comer lentilhas! Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Às vezes a rotina das refeições chateia e nada melhor que uma comidinha assim para variar. Ando numa fase em que ando farta de peixe e carne e apetece algo diferente. Esta receita é ideal.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Fiquei fã das lentilhas e fazem sempre umas deliciosas refeições

    beijinhos e tem um excelente fim de semana!!

    ResponderEliminar
  16. Uma refeição saudável e saborosa!
    Anotada ;)
    Para experimentar assim que este calor permita...
    Babette

    ResponderEliminar
  17. tirei a receita e vou fazer amanhã. Grata! :-)

    ResponderEliminar