segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Doce de Tomate com Cravinho

Este ano o doce de tomate levou cravinho, uma sugestão da minha amiga Margarida do Figo Lampo, e ficou aprovado. De hoje em diante será assim que se faz aqui em casa.




Ingredientes

  • 1 kg de tomates maduros
  • 350g de açucar
  • 1 pau de canela
  • 1 cravinho

Preparação Bimby

Colocar  no copo o tomate sem pele, partido aos bocados juntamente com o açucar e triturar uns segundos na velocidade 5.
Juntar a canela e o cravinho e programar 50 minutos, temperatura 100, velocidade 1.
De seguida programar mais 30 minutos, na mesma velocidade, temperatura varoma.

Se a consistência não estiver a gosto deixe ferver na temperatura varoma mais uns minutos.

Eliminar a canela e o cravinho e guardar o doce em frascos herméticos.

Preparação Tradicional

Num tacho grande colocar o tomate sem pele e aos bocados pequenos, juntar os restantes ingredientes, e levar a lume brando, mexendo de vez em quando até obter a consistência desejada.
No final, se desejar não encontrar pedaços de tomate, triture com a varinha mágica, depois de retirar a canela e o cravinho.

Guardar em frascos herméticos.

30 comentários:

  1. Olá Gisela, parece-me muito bem, utilizo muito o cravinho nos meus cozinhados, então nas sopas não pode faltar, boa ideia;)
    Um beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. ADORO DOCE DE TOMATE MAS SOU PREGUIÇOSA DEMAIS PARA O FAZER.
    O TEU FICOU PERFEITO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  3. eu faço sempre todos os anos é o doce preferido do meu marido nao conhecia assim mas da procima vez vou fazer assim obrigada pela a partilha assim como o teu comentario beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Lindo e imagino que muito saboroso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Este teu doce ficou com uma cor linda, e a adição do cravinho deve ter-lhe dado um toque especial. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gisela, se soubesses como adoro doce de tomate nem te atrevias a apresentá-lo aqui com esse aspeto! Adoro, e por acaso ontem comi um bocadinho de um também ele caseiro e deliciei-me. Sá não fiz ainda, porque não tenho tomates caseiros e não sei dos de compra quais são os melhores.
    Parabens o teu doce ficou com um aspeto mesmo delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Deve ter ficado com um aroma excepcional! Gosto muito da ideia!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Está lindo. Parece ter ficado com uma textura ótima. Gostei da ideia do cravinho. Este ano, usei nas conservas de peras e na de figos. E gostei imenso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Deve dar um sabor tão bom o cravinho amiga, lindo o teu doce de tomate...bjokitas

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito, com cravinho nunca fiz, parece-me bem!

    Bj.

    ResponderEliminar
  11. Gisela adorei o teu doce de tomate tem muito bom aspecto, eu tb costumo pôr cravinho, mas adiciono tb uma pitadinha de pimenta de cayene moida, fica qualquer coisa de fantastico...!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Olá Gisela, este doce ficou com uma cor linda e a textura mesmo no ponto...adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Gisela,
    Este ano fiz o doce de tomate liga muito bem com especiarias. Esse ficou com uma cor e uma consistência fantástica.
    Beijinhos
    P.S. Tenho uma toalha igual. É linda.

    ResponderEliminar
  14. Também é esse o segredo do meu doce de tomate (o cravinho) e resulta mesmo bem ficando um doce ainda mais delicioso,

    beijinhos querida Gisela e tem um bom dia!!

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro doce de tomate... é uma tentação para mim!
    Esse teu docinho com cravinho deve ter ficado ainda mais delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Deve ficar tão bom com cravinho! chegaram-me poucos tomates às mãos este ano :\ e os que vieram tiveram todos de ir para a tomatada :D bjinho

    ResponderEliminar
  17. Gisela não sou grande apreciadora de doce de tomate, na verdade acho que só provei uma vez e não era caseiro mas como não gosto de tomate a não ser verde mesmo verde, digo que não gosto de doce de tomate :) :) Manias!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Eu costumo colocar canela e aniz mas o cravinho tb deve ser uma boa opção!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  19. Ora aqui está um excelente ideia, gostava de ter provado, pois o cravinho deve dar um sabor unico ao doce! bonitas imagens :)

    ResponderEliminar
  20. O anom passado fiz um com especiarias, mas acreditas que não apontei a receita e já não sei o que coloquei e onde tinha visto. :(

    Gostei desta tua versão.

    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Muito obrigada a todos, os que gostaram da sugestão experimentem que não se arependem.

    Sandra G, nem sabes as vezes que isso me acontece, faço, invento, não aponto e depois não sei repetir.

    Ana Rita, canela e aniz também deve dar um excelente doce.

    Carla, não tenho uma toalha, é só um paninho com grande pena minha, que adoro os motivos.

    Susana, os tomates que usei eram biológicos, uma oferta de um colega meu que cultiva para gasto próprio, mas quando não tenho destes faço com aqueles de cacho, fica muito bem

    Um beijo a todos e todas

    ResponderEliminar
  22. Uma excelente sugestão...
    Eu adoro doce de tomate...
    Nunca tinha experimentado assim...
    Já anotei...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  23. Adoro doce de tomate, já uma vez fiz usando tomates biológicos e aromatizei com a canela. Com o cravinho vou ter de experimentar, já que aconselhas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Gosto muito de doce de tomate e este ano ainda nao fiz.
    Quando aqui tiver uns tomates a jeito para doce vou seguir esta tua receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Gisela,
    É um dos meus doces preferidos, por isso vou ter que experimentar com cravinho. Curiosamente faço assim a marmelada, junto uma pitada de cravinho e outra de canela ao purá de marmelo e fica uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. acho que o cravinho deve ter dado um toque muito saboroso (nunca experimentei)
    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Olá Gisela! Este doce ficou com óptimo aspecto. E leva muito pouco açúcar, o que é saudável. Noutro dia fiz pela primeira vez doce de tomate, mas passou do ponto e agora está demasiado espesso :-(. Tenho de experimentar este!
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  28. Pedimos desculpa pela intromissão, mas gostaríamos de dar a conhecer o Mover+, um desafio para uma vida mais saudável.

    O Mover+ é um plataforma online gratuita que permite:

    Calcular as calorias da alimentação ao registar as refeições;
    Registar o exercício físico praticado, a sua duração e calcular as calorias gastas;
    Simular etapas e definir objectivos;
    Gerir com Balanço M+ as calorias consumidas e gastas graficamente;
    Aprender com dicas e artigos sobre desporto, alimentação, dietas, bem-estar e qualidade de vida;

    Visita-nos e regista-te em: www.movermais.com!
    Dá-nos o teu gosto em www.facebook.com/movermais

    Ser saudável é uma preocupação actual e viver bem depende das tuas escolhas e da tua motivação.

    Partilha este desafio com os teus seguidores do Blog!
    Vem fazer equipa connosco! Traz os teus amigos! Vem Mover+

    ResponderEliminar
  29. Também já experimentei e gostei bastante!
    Beijinho

    ResponderEliminar