sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bolo Inglês

Este bolo é dos bolos que mais me agradam, pela textura da massa,  pelo sabor a bolo de manteiga e pelo adocicado das frutas.
A receita, como tantas outras, tirei-a do meu livro de receitas, daquele que veio comigo da cozinha da minha mãe.




Ingredientes
  • 250g de farinha
  • 125g de açucar
  • 125g de manteiga
  • 125g de frutas cristalizadas picadas
  • 25g de passas
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • raspa de 1 limão

Preparação Bimby

No copo, deitar os ovos, a manteiga, o açucar e a raspa de limão, e bater 3 minutos, temperatura 37, velocidade 3. Colocar a borboleta e voltar a bater mais 3 minutos, na mesma velocidade mas sem temperatura.
Juntar a farinha e o fermento, 20 segundos, velocidade 4.
Por fim, adicionar as frutas e as passas e envolver bem com a espátula.

Levar a cozer em forno pré aquecido a 180º, numa forma rectangular untada de manteiga e polvilhada de farinha, cerca de 35 / 40 minutos. Para verificar se está cozido faça o teste com um palito.


Preparação Tradicional

Bater a manteiga com o açucar. Juntar os ovos, a raspa de limão e o sal, continuar a bater, juntando a pouco e pouco a farinha com o fermento,  as frutas cristalizadas e as passas.

Levar a cozer em forno pré aquecido a 180º, numa forma rectangular untada de manteiga e polvilhada de farinha, cerca de 35 / 40 minutos. Para verificar se está cozido faça o teste com um palito.

14 comentários:

  1. Gisela,
    Ja somos duas...Adoro esse bolo também. Ficou com um aspecto delicioso, prefeito para acompanhar com
    um belo chá : )
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Não falha um dia sem dar uma espreitadela às tuas DELÍCIAS. Não tendo talentos gastronómicos nem apetências e hábitos cozinheiros não deixo de me encantar. Pode ser que um dia a bruxa se converta em fada. E a culpa é tua! Não esmoreças, continua que a gente gosta. Bjs. Sofia S.

    ResponderEliminar
  3. O bolo inglês é dos nossos favoritos, ficou lindo e com este cházinho, hummmmm, não te digo nem te conto, bjs.

    ResponderEliminar
  4. Olá Gisela, é um bolinho muito apreciado cá em casa e não sei se é sugestão minha, tem outro sabor quando é comido fora da quadra, sabe-me tão bem!!!
    Ficou lindo e bem douradinho, parece que lhe realça o sabor das frutas não é?
    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Deve ser uma delicia. Sabes em miúda não gostava nada de frutas cristalizadas, mas agora como... por isso hoje em dia já devo gostar =)
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Confeso uma coisa.Nãs sou apreciadora de bolo ingês.Mas esse fiquei tentada a fazer, pois tem poucas frutas cristalizadas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Por mim substituio as frutas por nozes e fica perfeito para mim, gostei muito da receita, é super fácil.

    ResponderEliminar
  8. Que bonito! Eu não sei porque não tenho sorte com a minha forma de bolo inglês... fica sempre o bolo lá "colado" para sair parte-se todo enfim...

    ResponderEliminar
  9. Gisela,
    Nunca experimentei este bolo, mas será impressão minha ou dará uns certos 'ares' ao nosso tipico bolo rei??
    Acho que vou experimentá-lo já este fim-de-semana porque o maridito vai de certeza adorar.

    P.S. parabéns pelo excelente blog que já acompanho há bastante tempo.

    ResponderEliminar
  10. Também gosto de bolo inglês mas nunca fiz. Tenho de procurar pq também me lembro de ter a receita no caderninho de receitas da minha mãe.

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Su, não acho parecido com o bolo rei, para mim é um bolo de manteiga com frutas cristalizadas, experimenta que vais gostar.

    Um beijinho a todos, e muito obrigada pelas visitas e comentários

    Sofia, fico contente que apareças por aqui

    ResponderEliminar
  12. Gisela que belo bolo tens tu aqui... é só para fazer inveja a quem está tentando resistir a esse tipo de tentações,lol.
    Ficou muito apetitoso mesmo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Gisela, adoro bolo inglês e ao tempo que não faço.
    Fiquei agora com uma vontade :) Ficou tão lindo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Eu olha para esta fatia e faz-me lembrar Panettone lol vou ter que experimentar, nunca fiz. Beijinhos

    ResponderEliminar