sábado, 26 de maio de 2012

Queques de Mirtilos para Levar a um Pic Nic

O blog tem estado um bocadinho parado, por falta de tempo, mas hoje trago uns queques para serem saboreados durante o fim de semana.
A receita é da Nigella, mas com algumas alterações minhas.

E são estes os queques que me vão acompanhar ao  pic-nic da Manuela do blog Cravo e Canela. A Manuela está a comemorar o 1º aniversário do seu lindo blog, e convida todos os que a queiram acompanhar num dia muito bem passado. Vai ser um dia lindo e cheio de coisas boas.
Muitos parabéns Manuela!





Ingredientes

  • 250g de farinha
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 150g de açúcar
  • 125 ml de óleo
  • 125g de iogurte natural
  • 1 ovo
  • 100g de mirtilo


Preparação Bimby

Colocar no copo a farinha, o fermento, o bicarbonato e o açúcar e misturar 5 segundos, velocidade 4.
Juntar o ovo, o óleo e o iogurte, 15 segundos, velocidade 5.

Com a ajuda da espátula envolver os mirtilos sem os desfazer.

Dividir a massa por formas de queques ( cerca de 12) , e levar ao forno pré aquecido a 180º, cerca de 15 minutos, ou até os queques estarem dourados.


Preparação Tradicional

Numa taça colocar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o açucar e envolver.
Noutra taça, deitar o óleo, o iogurte e o ovo e misturar bem. Juntar com a mistura anterior, envolvendo bem mas sem bater demasiado.
Juntar os mirtilos e envolver sem os desfazer.

Dividir a massa por formas de queques ( cerca de 12) , e levar ao forno pré aquecido a 180º, cerca de 15 minutos, ou até os queques estarem dourados.


Fonte - O coração da casa da Nigella.

29 comentários:

  1. Gisela, que queques deliciosos qu trazes para o final de semana.... muito bons!!!

    Tb estou a commorar o primeiro aniversario do meu blog, s quisres passa por lá!!!

    Bijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá Gisela!
    És muito bem vinda e agradeço-te desde já a tua presença e participação neste picnic. Os queques são lindos e parecem ser deliciosos.
    Bjnhos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Gisela, estou mesmo ansiosa por este pic nic. Com tantas delícias vou sair de lá com mais 5Kg mas não faz mal:))
    Gostei imenso destes teus queques e olha, leva duas fornadas porque uma vou eu comer sózinha.
    Muitos beijinhos e bom fim de semana.
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Estão muito bonitos, óptimos para levar a um pic-nic.
    Eu adoro mirtilos, o que me acontece quase sempre, é trazê-los para casa,
    com o fim de fazer uns bolinhos, mas depois entusiasmo-me e...quando
    dou por ela , já não são suficientes:))) tenho que aprender a controlar esta loucura por estas bagas.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Gisela,
    Dizes que o blogue tem estado um bocadinho parado, ah como eu te compreendo.
    Quanto aos queques tem um ótimo aspeto e devem ter ficado deliciosos.
    Já agora... Podes mandar-me um antes de ires para o picnic da Manuela? :))
    Bom fim-de-semana e beijinho

    ResponderEliminar
  6. ADORO MIRTILOS E AMEI ESSES QUEQUES SÃO PERFEITOS PARA UM PIQUENIQUE.
    BJ

    ResponderEliminar
  7. Para um Pic nic e não só :D

    São perfeitos e adoráveis para todas as ocasiões :) Esses mirtilhos dentro dos queques ficam com um efeito excelente :)

    Eu adoro o Blog da Manuela, sempre cheio de receitas maravilhosas :)

    ResponderEliminar
  8. Que bons para levar ao picnic da Manuela!
    Eu adoro muffins de mirtilos, são dos meus favoritos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Eu levava já um mas não era para o pic nic lol, ficaram muito bonitos :)

    ResponderEliminar
  10. que bonitos e saborosos queques :) perfeitos para um pic nic primaveril :) beijinhos e guarda um para mim por favor :)

    ResponderEliminar
  11. ficarao mt bonitos que so dao vontade é de pegar e comer adorei bjs b.d

    ResponderEliminar
  12. Hum...que receita fantástica. Gostei muito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Mirtilos é talvez o meu fruto favorito =) vou experimentar esta receita num futuro mto próximo ;)
    Beijinho
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Adorei estes queques, pena que cá em casa não lhe posso por pedaços de nada, pk a esquisita pequena reclama logo...
    Mas eu servia-me de um :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adoro mirtilos, espero que tenhas tido um bom pic niq. Desejo-te uma boa semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Gisela que lindos muffins e com mirtilos que adoro, devem ser uma delícia :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Gisela, que lindos queques, uma companhia ideal num piquenique de sol e alegria :)
    O prato é lindíssimo!
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  18. Ficaram muito bonitos.
    Bom pic-nic.
    bjs

    ResponderEliminar
  19. E que boa participação, adorei a receita e a imagem! até parece que cheira aqui! :)

    ResponderEliminar
  20. Te han quedado exquisitos y muy lindos me encantan los arándanos,abrazos y abrazos.

    ResponderEliminar
  21. Hummm, muffins de mirtilos! Gosto tanto! Este piquenique vai ser recheado de coisas boas. :) É pena não ser já hoje, para poder comer um destes muffins. Beijinho!

    ResponderEliminar
  22. Que lindos !!
    e certamente muito apetitosos!!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  23. Mirtilos, framboesas, qq fruto silvestre fica lindamente com a massa dos muffins :) É como digo, vai ser uma festa de arromba!!!

    ResponderEliminar
  24. São sempre uma delícia e é uma belíssima participação no aniversário do blogue!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  25. Adoro mirtilos!
    Os teus queques ficaram bem apetitosos.
    Vou experimentar fazer com cerejas (que agora abundam por cá)
    Bjs.

    ResponderEliminar