quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Bolo Rei para Graúdos e Miúdos

Pois é, aqui por casa gosta-se muito de bolo rei, mas a mais pequena não come por causa dos frutos secos e cristalizados. Este ano,  fiz uma experiência a ver como ficava e se a pequena gostava.
Já tinha visto nalguns locais, que havia quem juntasse chocolate no bolo rei, o que fiz foi fazer um bolo só com pepitas de chocolate.
Ficou aprovadissimo , segundo a minha filha ficou parecido com os manhãzitos, só provei um bocadinho, mas desapareceu num instante.





Ingredientes
  • 70g de açucar
  • Raspa de 1 laranja e de 1 limão
  • 130g de leite
  • 70g de manteiga
  • 3 gemas ( faço com 1 gema e 1 ovo inteiro) mais uma gema para pincelar
  • 20g de fermento de padeiro fresco ou 1 saqueta de Fermipan
  • 20g de sumo de laranja
  • 400g a 450g de farinha
  • 1 pitada de sal ( pesada previamente)
  • frutas cristalizadas picadas e algumas inteiras para enfeitar
  • frutas secas a gosto ( pinhões, avelãs, amêndoas, nozes....)
  • pepitas de chocolate ( cerca de 1 chávena de chá, não medi nem pesei)

Preparação Bimby

Colocar o açucar no copo bem seco e pulverizar 15 segundos, velocidade 9.
Juntar as cascas dos citrinos através do bocal e ralar uns segundos na velocidade 5. Juntar o leite e a manteiga e programar 30 segundos, temperatura 37, velocidade 6 e a seguir 20 segundos, velocidade 9 sem temperatura. Reduzir para velocidade 3 e juntar as gemas, o fermento e o sumo de laranja, misturando uns segundos. Abrir a máquina e com a ajuda da espátua fazer baixar o que ficou agarrado ao copo e à tampa.
Com a máquina na velocidade 3, deitar a farinha a pouco e pouco, e só no fim a pitada de sal, aumente para a velocidade 6 durante 30 segundos.
Programar 3 minutos, velocidade espiga. Se a massa se agarrar às paredes do copo, deitar mais um pouco de farinha e programar mais 1 minuto na mesma velocidade.
Deixar a massa a repousar dentro do copo até esta levantar o copinho ( costumo fazer a massa à noite e deixar a levedar até ao outro dia de manhã).
Depois da massa levedada, baixe-a com as mãos e programe15 segundos, velocidade 6, e 1 minuto velocidade espiga.

Retirar a massa do copo para a bancada, junte as frutas cristalizadas em bocadinhos pequenos e as frutas secas e amasse até ficar tudo bem incorporado na massa.
Num tabuleiro, formar  uma coroa com o meio largo para não juntar depois de levedar, pincelar com gema de ovo e decorar com frutas a gosto. Deixar a massa duplicar de volume e levar ao forno a 180º cerca de 20 minutos, ou até o bolo estar cozido e dourado.

Para o bolo de chocolate, retirei 1/3 da massa total, depois de feita e leveda e  juntei pepitas de chocolate, para enfeitar utilizei escamas de chocolate preto e branco.

Fonte - Livro base da Bimby


21 comentários:

  1. Adorei essa ideia das pepitas.Ficou o máximo.
    beijos

    ResponderEliminar
  2. tão bonito o teu bolo.
    A tua mesa de Natal vai ficar bem servida.


    Bjinhos e Feliz Natal

    Rita

    ResponderEliminar
  3. bela sugestao :9 ssim ate as minhas manas comem!

    ResponderEliminar
  4. Gisela,
    Ficou lindo o bolo rei!!! Acho que
    e' desta vez que me vou aventurar
    a fazer um... So que vai ficar sem
    frutas cristalizadas, pois aqui não
    há... Ficou com um aspecto delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindos! Essa receita deve ficar muito boa!

    ResponderEliminar
  6. Gisa estão divinais conseguiste agradar todos aí em casa :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Para mim esta receita do livro base é a melhor de todas que eu já fiz.
    Para os pequenos e não só umas pepitas de chocolate sabe tão bem.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. tão bom... tb é esta a receita q uso no "meu" bolo rei, e junto sempre chocolate :) chamo-lhe bolo princesa LOL
    este ano ainda não fiz :(, mas já está prometido para o meu lanche de natal entre amigos (ainda não provaram com chocolate)
    Aprendizz

    ResponderEliminar
  9. Estão muito bonitos, ficaram mesmo como os da loja :)

    Se n te importares eu tb vou pela versão chocolate, uma fatia pra mesa da marmita se faz favor :)

    beijocas

    ResponderEliminar
  10. Ena, que lindos!!
    :)
    Este ano ainda não fiz, mas bem que me ficou a apetecer depois de ver os teus.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Já vi que o mal é geral as minhas também não gostam dos frutos, ficou com uma aparência divinal, bjs.

    ResponderEliminar
  12. Para mim do rainha por favor :)... K lindos ficaram
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Faço com frutos secos e chocolate, porque não aprecio nada frutas cristaliazadas :)

    ResponderEliminar
  14. Realmente até nas bimby se fazem bolos rei! Ora essa variação para o chocolate acho que vai ter muitos fãs...
    Bj.

    ResponderEliminar
  15. eu nao gostoe de frutas crsitalizadas nao apercio muito
    por isso como qualquer uma na mesma e esta de chocoalte nunca provei mas ja vi por ai.
    tenho que exerimentar
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Gisela,
    Claro que a piquena adorou! Podia lá ser de outra forma! ;) Eu não sou grande fã de fruta cristalizada mas gosto das cerejas e com os frutos secos fica muito bem. Já com chocolate nunca experimentei mas tem tudo para correr bem.

    Bj enorme e bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  17. GOSTEI DE AMBAS AS VERSOES, A DE CHOCOLATE DEVE SER A PREFERIDA DA MIUDAGEM.
    BJS

    ResponderEliminar
  18. Olá Gisa, sou eu, a Barbara. Gosto muito do teu blog, já cá venho há algum tmepo, já fiz no Domingo passado a receita da perna de perú e ficou muito boa. Fui ver a receita original e ainda vi lá comentários meus, lol!
    Hoje vou fazer o bolo rei e vou seguir esta tua ideia de fazer para os miudos com pepitas. Depois venho cá contar a minha experiência.
    Bjs e parabéns pelo blog que está a tua cara (simpática!
    Barbara

    ResponderEliminar
  19. Barbara que bom encontrar-te de novo, fico muito feliz com isso, espero que gostes do bolo de chocolate, aposto que os miudos vão adorar
    beijinhos grandes e obrigada pela visita

    Ainda bem que gostaram da ideia, acreditem que ainda vão gostar mais depois de provar
    beijos a todos e obrigada

    ResponderEliminar