quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Lulas Recheadas

Esta receita que partilho hoje, é da minha mãe, não é nada de muito complicado nem elaborado, mas é como se fez sempre cá em casa.



Ingredientes

  • 1 kg de lulas limpas
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 1 ramo de salsa
  • 3 tomates maduros
  • 4 colheres de sopa de arroz
  • 1/4 de chouriça
  • sal e pimenta q.b.
  • azeite
  • 3 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 2 folhas de louro
  • 1/2 copo de vinho branco
  • 1 copo de água

Preparação

Lavar bem as lulas e reservar.
Cortar os tentáculos aos bocadinhos e colocar numa taça. Picar uma cebola, 2 dentes de alho, metade da salsa, 1 tomate, a chouriça, o arroz e juntar aos tentáculos. Temperar de sal e pimenta, mexer, e com a ajuda de uma colher pequena rechear as lulas limpas. Fechar com um palito e reservar.

Num tacho deitar a outra cebola, 2 dentes de alhos, salsa, e 2 tomates, tudo picado, juntar o azeite e levar a refogar um pouco.
Juntar a polpa de tomate, o vinho branco, a água,o louro, sal e pimenta, adicionar as lulas, tapar o tacho e levar a cozer em lume brando.
Rectificar os temperos, e se achar que tem molho em excesso, aumentar o lume para o máximo com o tacho aberto para evaporar um pouco.

Acompanhei com batata e couve flor cozidas.

20 comentários:

  1. Amiga, mas que boa sugestão nos deixas ... Ando com vontade de fazer lulas recheadas e esta deixou-me a salivar. A guardar no caderninho =)
    Um bom ano para ti e para a tua família linda.
    bjs Carolina e Margarida

    ResponderEliminar
  2. Deliciosas!!!!
    A tua mãe é muito simpática e gostei muito daquele bocadinho que passamos juntas.

    Beijinhos

    Pi

    Gostas-te do mimo de Natal??

    ResponderEliminar
  3. Na casa da minha mãe tb comi aumas lulas recheadas fantasticas!

    Tenho de experimentar faze-las.

    Bjinhos e Boas Entradas,

    Rita

    ResponderEliminar
  4. adoro lulas recheadas gosto mesmo muito que bom aspecto,e a comida da minha mãe é a minha preferida,bjokinhass

    ResponderEliminar
  5. Adorei o teu cantinho! As tuas receitas são fantásticas :)

    Beijinho e Bom ano 2011

    ResponderEliminar
  6. ADORO LULAS RECHEADAS E AS TUAS ESTÃO FANTÁSTICAS.
    BOAS ENTRADAS E UM ANO CHEIO DE COISAS BOAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro lulas recheadas e estas, amiga, sendo receita de mãe, devem ser fabulosas! :)
    Um beijinho grande para todos aí em casa e desejos de uma entrada em 2011 com um grande sorriso! :) :)

    ResponderEliminar
  8. Parecem uma delicia.
    Beijinhos e um excelente 2011!

    ResponderEliminar
  9. Gosto imenso de lulas recheadas, que delícias de aspecto têem as tuas!

    Bom Ano, continuação de Boas Festas.

    ResponderEliminar
  10. Tb adoro esta receita e sim as mães são sempre as melhores em tudo :)

    beijos
    Marmita

    ResponderEliminar
  11. No meu caso é a minha sogra que faz as melhores lulas recheadas. Devo dizer que é um prato de que gosto muito e não faço muitas vezes... Ficou a apetecer-me!

    Minha querida Gisela, desejo-te e a toda a família um excelente 2011, repleto de alegria e coisas boas!

    Beijo enorme*

    ResponderEliminar
  12. Olá Gisela,
    As tuas lulas ficaram com muito bom aspecto, hei-de experimentar colocar a chouriça da proxima vez que fizer ;-) beijinho

    ResponderEliminar
  13. Olá Gisela
    O trabalho vale bem a pena!
    Obrigada pela tua mensagem , desejo-te um óptimo 2011!

    ResponderEliminar
  14. Gisela,

    votos de um feliz ano de 2011. Felicidades.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Que aspecto DELICIOSO!!!!
    Adoro lulas, esta receita esta uma maravilha.
    Nada como as receitas de família : ) So tenho pena de não poder fazer lulas como gostaria, porque aqui no estado onde moro são difíceis de encontrar... Mas só de olhar ate já estou a salivar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. so nao gosto do trabalhoq ue dao porque de resto amo estas lulas assim preparadas.
    beijocas

    ResponderEliminar
  17. E o arroz onde é que entra nesta receita? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zélia, obrigada pelo reparo, já alterei.
      O arroz entra no recheio das lulas,
      Um beijo e boa semana

      Eliminar