sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011 !!! E um Creme Catalana para terminar 2010.

Foi neste ano de 2010,  que nasceu o Pão e Beldroegas, e se nasceu deve-se a 3 grandes amigas,  a Helena, a Carolina e a Margarida , a quem agradeço o tempo perdido, as explicações dadas, para que pudesse começar a andar,  a paciência e o tempo que a  Helena arranjou para me ajudar sempre que era necessário, no dia de publicar a primeira receita, inserir a primeira foto, e fotografar como ela tão bem sabe fazer, a imagem do Pão e Beldroegas.
Nasceu numa noite de Agosto, no meio de muita gargalhada e boa disposição,depois do jantar, a Margarida pegou no seu portátil e toca a criar o Pão e Beldroegas, o nome foi logo eleito, segundo elas eu não saia de lá sem um blog, afinal, de todas só eu não tinha o meu cantinho virtual....Imperdoável!!! E eu que nem queria, estou a adorar esta experiência.
Muito obrigada amigas !!

Também com elas tive o prazer de conhecer pessoalmente um grupo fantástico de cozinheiras de mão cheia, num dia muito, mas muito bem passado, acreditem, e só por isso já valeu a pena ter um blog.

A todas elas, e a todos os que me visitam, desejo um Feliz 2011, com muita saúde, paz e tranquilidade acima de tudo!!

Agora, nada melhor para fechar este ano de publicações, que uma das sobremesas preferidas aqui de casa, o Creme Catalana da Helena.

Creme Catalana


Ingredientes
  • 800g de leite
  • 7 gemas
  • 140g de açúcar
  • 45g de farinha maizena
  • 1 casca de limão

Preparação Bimby

Colocar a borboleta, deitar todos os ingredientes no copo, e programar 8 minutos, temperatura 90, velocidade 2.
Quando terminar programar mais 1 minuto, velocidade 2 mas sem temperatura.

Retirar a casca de limão, deitar o creme numa taça e deixar arrefecer.
Antes de servir polvilhar com açucar e queimar com um ferro próprio ou com um maçarico, ou se preferir polvilhar com canela em pó.

Nota - Nunca fiz no tacho, mas se pretender fazê-lo, coloque todos os ingredientes numa caçarola, e leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar.

Fonte - Sabores de Canela

17 comentários:

  1. Foi um ano bom não foi? Lembro-me bem daquela noite de Agosto e da algazarra em volta deste nascimento;)
    Gosto muito deste doce e deste-lhe uma apresentação digna de um final de ano.
    Beijos e mais uma vez um óptimo 2011!

    ResponderEliminar
  2. 2010 não começou nada bem para mim mas ao longo do tempo veio a ser um ano muito bem preenchido :) Nunca provei esse creme mas parece-me delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Também tive um 2010 em grande!! Felicidades para 2011! Esse creme parece bem guloso! bjinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Gisela achei agora mesmo o teu blog através de outros e posso te dizer que adorei conhecê-lo. Parabens tens feito um trabalho fantástico...adorei as tuas receitas e passo agora a seguir-te, senão te importas?!lol

    Beijinhos e um bom ano para ti

    ResponderEliminar
  5. GOSTEI MUITO DESTE CREME, ALÉM DE SIMPLES PARECE SER DELICIOSO.
    O MEU 2010 TAMBÉM FOI BOM , ESPERO QUE ESTE NOVO ANO SEJÁ AINDA MELHOR PARA TODOS NÓS.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Embora se avizinhe um ano difícil e complicado, não podemos nos deixar abater... Desejo-vos um muito Feliz 2011!
    E Gisela, este creme já me está a fazer coceguinhas para ir fazê-lo...
    Beijinhos
    Clau

    ResponderEliminar
  7. Olá Gisela,
    Ficou com muito bom aspecto o teu creme catalana :-) Beijinho e bom ano

    ResponderEliminar
  8. Hummm esses cremes são mto bons...
    Boa noite,feliz ano novo.

    ResponderEliminar
  9. O meu Ano de 2010 também não foi mau, se o de 2011 não poder ser melhor que seja como o de 2010. Desde que acha amor, paz, amor e trabalho fico feliz. Bem este creme esta com um aspecto delicioso, deve ser de comer e chorar por mais : ) A apresentacao e fotos 5* Parabéns.
    Beijinhos e um Feliz 2011

    ResponderEliminar
  10. Gisela, espero que conrtinues o blog porque eu adoro e acho que as tuas amigas tinham razão merecias mesmo um blog porque cozinhas e tiras fotografias muito bonitas...

    Adorei o teu creme, ficou com um aspecto divinal.

    beijos das marmita

    ResponderEliminar
  11. E em boa hora chegaste à blogosfera, amiga! :)
    Adoro creme catalana.
    Que a sua doçura baptize 2011. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Vem participar no Passatempo “ As Nossas Receitas “, conto contigo.
    http://casaescorpiao.blogspot.com/2010/12/passatempo-as-nossas-receitas-1%C2%BAtema.html
    beijos

    ResponderEliminar
  13. Mas que delicia de foto ..... D+a vontade de pé ante pé "roubar" um copinho ...
    Lembo-me dessa noite como se fosse hoje. Muito bem passada e muito agradável. Para o ano voltamos lá, mas para comemorar o primeiro aniversário do "Pão"...
    Um óptimo ano e todo de bom para os 3.
    Bjs grandes aqui dos 4 =)

    ResponderEliminar
  14. Foi uma noite cheia de bons momentos, como todos os outros que passámos naqueles dias. Obrigada a todas pela companhia e à anfitriã por tanto! E este ano celebraremos o primeiro aniversário deste blogue. : ) Aproveito para vos desejar um excelente 2011, se possível, recheado de bons encontros! ; ) beijinhos grandes para todos

    ResponderEliminar
  15. Em boa hora elas te convenceram a começar o blog, já viste o que estavamos a perder?
    As tuas fotos estão cada vez mais bonitas, tens receitas deliciosas e eu fui uma das priveligiadas que tive a ioportunidade de te conhecer. Um Excelente 2011, como muita saúde, alegria, boas receitas e muitos encontros.
    Beijocas
    Manuela

    ResponderEliminar
  16. e muito bom sim que tambm ja fiz. alas foi bem elogiado la em casa.
    e fizeste muito bem em criar este cantinho ficamos a ganhar e muito com as tuas delicias
    beijinhos:-)

    ResponderEliminar