segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bacalhau Assado com Crumble de Cereais

Esta receita andava para ser confecionada cá em casa desde que a Helena a publicou , mas como por estas bandas não se encontra quinoa, não estava fácil, não fosse a Helena me ter oferecido o pacotinho tão desejado, ainda hoje não tinha experimentado.
Foi a 1ª experiência com este cereal e todos gostámos imenso.

 


Ingredientes
  • 3 postas de bacalhau
  • 60g de quinoa
  • 1 colher de sopa de flocos de aveia
  • 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
  • 1 colher de sopa de sementes de abóbora
  • 1 colher de sopa de açucar mascavado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • sal e pimenta

Preparação

Cozer a quinoa num tacho com água durante 10 minutos. Escorrer e reservar.
Fazer o crumble, misturando numa taça os flocos, as sementes, o açucar, o azeite, a quinoa e uma colher de café de sal.
Temperar o bacalhau com pimenta e colocar numa travessa de forno. Cobrir com o crumble e levar ao forno pré aquecido a 180º cerca de 10 minutos.
Retirar e aquecer o forno com o grill. Levar novamente a travessa ao forno, cerca de 3 minutos, vigiando para não deixar queimar.
Servir com legumes cozidos ou assados.

Nota - no meu forno levou o dobro do tempo a assar o bacalhau.

20 comentários:

  1. Olá Gisela
    Que bem ficou essa posta na foto.
    Realmente os fornos diferem muito ou será que as tuas postas eram mais altas?
    Fiquei contente pela família ter apreciado.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha este teu bacalhau amiga,gostei muito,bjokinhasss

    ResponderEliminar
  3. Gisela, uma delícia com toda a certeza!
    Por aqui também não se encontra quinoa, já tinha visto umas receitas da Mafalda Pinto Leite com este cereal e nunca a consegui fazer por não a encontrar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. hum deve ser mesmo bom mas nao conheço esse cerial ficou fantastico beijinhos

    ResponderEliminar
  5. E eu que nem me lembrava mais desta receita! Em boa hora a vieste relembrar, tenho cá um bacalhau mesmo a pedir quinoa. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gisela esse bacalhau está divinal, adorei a ideia e por esses ladoa tambem nunca vi quinoa desconheço o sabor, mas gostei do aspeto!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. ESTE BACALHAU FICOU MARAVILHOSO, ADOREI ESSA MISTURA DE CEREAIS, NUNCA PROVEI QUINOA MAS OS RESTANTES AGRADAM-ME.
    DE CERTEZA QUE DERAM UM GOSTO DELICIOSO AO SR BACALHAU , RECEITA APROVADISSIMA.
    BJS

    ResponderEliminar
  8. Gisela,
    Ja andei a ver as novidades... Quanta delicia que vai por aqui. Desculpa de não ter comentado, mas agora com as horas extras no emprego, fico praticamente sem tempo nenhum : ( Por aqui também e' difícil de encontrar quinoa. Mas esse teu bacalhau esta com um aspecto muito delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Provei quinoa acerca de um mês em casa de uma amiga, aqui também nunca encontrei. Ao menos há bacalhau :)

    ResponderEliminar
  10. Provei quinoa a primeira vez há uns tempos atrás em casa de uma amiga. Por aqui também não encontro. Ao menos há bacalhau :)

    ResponderEliminar
  11. Gisela cuidado com o zoom dessa máquina :) Esta foto esta excelente, o bacalhau divino com esta crosta de cereais :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Tenho lá quinoa para experimentar mas ainda não me tinha motivado o suficiente.
    Acho que vai ser nesta receitinha que vou experimentar pois adoro bacalhau com crosta e este parece-me fantástico :)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  13. É tão bom ter amigas assim! :)
    Essa posta está divinal.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. nunca provei quinoa, o resto gosto tudo e tao bom, deve ser um bacalhau excelente,
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adoro crumbles. Doces, salgados, venham eles! Nunca provei quinoa, mas já vi à venda no Continente, na prateleira dos produtos dietéticos. Também se encontra facilmente em lojas de produtos naturais. Obrigada pelas palavras simpáticas no meu recém-nascido blogue. Um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Que maravilha de posta! ficou brutal mesmo.. eu por aqui tb tenho facilidade em encontrar esse tipo de coisinhas.. se um dia precisares de algo que não encontres apita.. eu adoro coisas diferentes e aqui em Lisboa há imensas lojas assim.. beijos grandes

    ResponderEliminar
  17. Diferente e o crocante destes creais deve ser divinal, bjs.

    ResponderEliminar
  18. Que forma tão bonita de servir o bacalhau, uma crosta acompanha sempre bem o bacalhau ,nunca provei e de tanto ouvir falar ando a morrer de curiosidade.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar