quinta-feira, 21 de março de 2013

Dourada no Forno com Funcho e Tomate

Já o disse mais que uma vez, e quem me conhece sabe bem que sou esquisita com a escolha do peixe. Se for congelado eu noto logo e não aprecio nem um bocadinho. Tenho a sorte de viver perto do mar e ter acesso a bom peixe fresco, o que me delicia.
A dourada é sem duvida uma das qualidades que mais gosto.
Desta vez foram feitas no forno.





Ingredientes

2 douradas com cerca de 500g cada
batata aos cubos
4 tomates maduros
1 bolbo de funcho
1 cebola
3 dentes de alho
5 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta
1/2 copo de vinho branco


Preparação

Arranjar as douradas, limpar bem e salpicar de sal. Reservar cerca de 1 hora.
Numa assadeira colocar as douradas, com um golpe no lombo para assar mais rapidamente,  e rodear de batatas aos cubos não muito grandes.
Juntar a cebola às rodelas, os alhos picados, o tomate e o funcho aos cubinhos.
Adicionar o vinho branco, o azeite e temperar de sal e pimenta. Atenção que o peixe já tem sal.

13 comentários:

  1. Gosto muito de Dourada, mas costumo fazer sempre grelhada. Mas esta tua receita no forno está maravilhosa. Vou experimentar.~
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro peixe e, tal como tu, gosto dele fresquinho, a saber a mar. Tal como tu, também tenho a sorte de viver em frente ao mar e ter a lota perto de casa.
    Gostei muito desta forma de fazer douradas.
    Beijinho grande
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Olá Gisela,
    Que delícia de refeição. O aspecto é mesmo divino!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Belo assado!!!A comidinha de forno sabe tão bem...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. É também um dos meus peixes preferidos.
    Gostei muito do tempero utilizado.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. O meu jantar também foram douradas no forno com limão, salsa e aneto.
    Com o funcho parece-me bem... eu adoro funcho por isso sou suspeita! :) Excelente sugestão!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Ficaram maravilhosas!
    É uma refeição de conforto.

    ResponderEliminar
  8. Adoro douradas mas faço quase sempre grelhada.
    Essa ficou uma maravilha.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Uma deliciosa conjugação de sabores.
    Bom fim de semana, kiss

    ResponderEliminar
  10. olha eu tb gosto mt de peixe e tenho a soerte no verao poder pescar a dourada adorei o teu pratinho que esta 5* bjs bfs

    ResponderEliminar
  11. Peixe fresco não há melhor!
    E comida de forno, tão aconchegante.. A fotografia está fantástica. :)
    Bom domingo

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar