domingo, 5 de junho de 2011

Clafoutis ou Flognard de Morango ?

Tal como já falei aqui, dizem os entendidos que clafoutis é de cerejas e só de cerejas. Sempre que se utilizar outra fruta qualquer chama-se flognard. Para mim o nome é indiferente, o que interessa é o sabor desta sobremesa de fruta fresca, que me deixa sempre muito satisfeita.




Ingredientes

  • 200g de farinha
  • 120g de açucar
  • 80g de manteiga derretida
  • 3 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 250g de leite
  • 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha
  • 500g de morangos arranjados e cortados ao meio

Preparação Bimby

Pré aquecer o forno e untar uma forma de tarte com manteiga. Reservar.

Juntar todos os ingredientes no copo à excepção do leite, e bater 1 minuto, velocidade 4. Com a máquina na velocidade 3 ir deitando o leite pelo bocal. A massa deve ficar lisa, se fôr necessário utilizar a velocidade 4.

Colocar os morangos na forma, verter o preparado por cima e levar ao forno cerca de 30 minutos, ou até o clafoutis ficar firme e dourado.

Preparação Tradicional

Pré aquecer o forno e untar uma forma de tarte com manteiga. Reservar.

Numa taça grande juntar todos os ingredientes à excepção do leite e bater bem. Ir juntando o leite aos poucos batendo sempre até obter uma massa lisa.

Colocar os morangos na  forma, verter o preparado por cima e levar ao forno cerca de 30 minutos, ou até o clafoutis ficar firme e dourado.

Fonte - Forumbimby,  receita da Paula Sequeira.

26 comentários:

  1. tens toda a rezao o melhor é o sabor e nao o nome estou como tu gostei pois é sempre muito bom e rapido de fazer o teu esta muito bom beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Esses morangos vermelhos estão super apetitosos :)

    ResponderEliminar
  3. Ellerine sağlık,çok güzel görünüyor.Sevgilerrrrrr....

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um aspecto delicioso!
    Já guardei a receita.
    Flognard é mais uma palavra para juntar ao meu léxico de cozinha, obrigado pela informação.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. FICOU COM UM ASPECTO FANTÁSTICO ATÉ APETECE COMER...GOSTEI MUITO.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente, o nome "clafoutis" soa-me muito melhor. Não ligo lá muito a purismos. E, realmente, o que interessa é o sabor. Ficou com um belíssimo aspeto. Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Que aspecto!!! Ando para fazer, mas a dieta não deixa :)

    ResponderEliminar
  8. Que aspectooooo!!!Quem me dera tê-lo aqui, para comer um pouquinho.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Ainda não me convenci que essa receita por ser tão simples seja maravilhosa! Tem aparecido muitas vezes essa receita e outras perecidas pelos blogs, e sempre que vejo fico impressionada pela sua simplicidade e estou cada vez mais a ficar convencida. Ficou divinal.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que boa sugestão, gisela.
    E essa de o rotulo ser diferente confesso que também não sabia (outro dia vi um de pessego....quem escreveu não estva por dentro da diferença ou, tal como nós, era-lhe indiferente
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Seja como for... o importante é que é uma sugestão colorida e deliciosa... eu gostei... ;)
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  12. Tenho ali umas cerejas acho que vou por a mão na massa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Gisela eu não de canso de fazer flognard com várias frutas, gosto mesmo muito :) Experimenta de pêssego, isto se anda não fizeste :) achei optimo!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Pois, de facto o nome não interessa nada!! E aí está um doce que ando ao tempo para experimentar e ainda não calhou! Mas fiquei inspirada! Obrigada!

    ResponderEliminar
  15. Pois, de facto o nome não interessa nada!! E aí está um doce que ando ao tempo para experimentar e ainda não calhou! Mas fiquei inspirada! Obrigada!

    ResponderEliminar
  16. Gisela,
    So sei que tem um aspecto dos Deuses... Quanto ao nome gosto mais de clafoutis, seja la o que for esta super guloso : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que fantástica sobremesa, ficou com uma cor magnífica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Gisela!
    Que coincidência, também fiz clafoutis (de cereja) este fds! Apesar de já ter ouvido falar em flaugnarde, ainda não tinha percebido que era um clafoutis com outra fruta e também falo sobre isso no Lume Brando ;-)
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  19. O importante não é o nome, mas o sabor. E pelo aspecto esse deve ser divinal.
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Tenha lá k nome tiver, ficou absolutamente linda :)...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Amiga devia estar deliciosa. Já provei mas foi a receita da gasparzinha, esta parece igualmente boa. Pena mesmo é de não ter aqui um pedacinho.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  22. Nunca comi. Nem clafoutis nem flognard. Mas fiquei com vontade. Ah se fiquei! Um beijinho e boa semana para ti também.

    ResponderEliminar
  23. Esse vermelhão diz tudo amiga! E que se chamem as coisas pelos nomes sempre. eheheh
    beijocas grandes

    ResponderEliminar