terça-feira, 14 de junho de 2011

Broas de Leite para a Avózinha.

Com estes biscoitos participo no desafio que a Isabel lançou, para comemorar os 4 anos do seu blog.

A escolha da receita partiu da minha filha, que achou muito engraçado arranjar uma cesta para a avózinha, e cesta que se preze tinha que levar biscoitos, nada de pudim como eu tinha programado.
Espero que a avózinha goste do lanche!




Ingredientes

  • 500g de farinha
  • 200g de açucar amarelo
  • 1/2 chávena de azeite
  • 1/2 chávena de leite
  • 1 ovo grande mais uma gema para pincelar
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 colher de sopa de erva doce

Preparação Bimby

Ligar o forno a 180º e forrar dois tabuleiros com papel vegetal.
Colocar no copo o açucar, o ovo, o leite, o azeite, a canela e a erva doce - e programar 20 segundos, velocidade 3.
Juntar a farinha e o fermento e amassar 30 segundos, velocidade 6. Se a massa ficar muito dura ou seca, juntar mais um pouco de leite até obter uma consistência moldável.

Moldar bolinhas do tamanho de uma noz, pincelar com a gema de ovo batida e levar ao forno cerca de 10 minutos.
Deixar arrefecer sobre uma grelha e guardar numa lata ou frasco bem fechado.


Preparação Tradicional

Ligar o forno a 180º e forrar dois tabuleiros com papel vegetal.
Numa tigela grande bater bem o açucar, o ovo, o leite, o azeite, a canela e a erva-doce. Juntar a farinha com o fermento e amassar até conseguir uma massa moldável. Se necessário juntar um pouco mais de leite.

Moldar bolinhas do tamanho de uma noz, pincelar com a gema de ovo batida e levar ao forno cerca de 10 minutos.
Deixar arrefecer sobre uma grelha e guardar numa lata ou frasco bem fechado.

Fonte - Forumbimby, receita da Paula Sequeira.

24 comentários:

  1. Obrigada minha querida amiga adorei e a avozinha também,obrigada pelo teu carinho e por teres participado neste meu desafio de aniversário obrigada mesmo...bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Devem estar deliciosas. Achei gira a ideia da cesta.
    Beijinhos e até breve

    ResponderEliminar
  3. Pois eu acho que a filhota tem toda a razão! Estes bolinhos secos são do melhor que há!!!

    ResponderEliminar
  4. A avozinha vai adorar as broas... eu adoraria mas ainda me faltam uns quantos aninhos pra ser avó. hehe. beijinhos

    ResponderEliminar
  5. FICARAM PERFEITOS, AVOZINHA É UMA SORTURA.
    BJS

    ResponderEliminar
  6. Esta avózinha só vai comer coisinhas boas tá visto!!!Estes bolinhos vão fazer as delicias da idosa...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Com manteiga iam saber lindamente.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Ficaram perfeitas! Excelentes, posso mesmo dizer!
    Uma receita a experimentar de certeza!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Gisela a avozinha vai adorar estas broas, ficaram com um aspecto delicioso :) A tua filhota tem razão, então ias levar um pudim na cesta? O molho ia virar todo :) :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Que óptimos biscoitos, mesmo com aquele aspecto caseiro delicioso.

    ResponderEliminar
  11. Quem não gostaria de receber esses pãezinhos? Estão com um aspeto belíssimo. Cuidado com o lobo mau! Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Se a avozinha gostou eu não sei, mas eu gostei muito!
    Ficaram lindos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Gisela, vê por favor a resposta que te dei (cometário a seguir ao teu no meu blog http://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/06/douradas-com-endro-e-limao.html)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Lindas com aquele aspecto caseirinho, que tanto gosto!
    Beijinhos.

    P.S: Obrigada pelo reparo, às vezes acontece...

    ResponderEliminar
  15. A tua filhota teve uma ideia brilhante, claro que a avózinha adorou as broas, bem pelo menos eu amei!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Uma excelente sugestão...
    Com estes mimos quem é que não gosta...
    Sortuda de avó...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  17. Só vim espicaçar alguém que gosta de beldroegas http://www.flickr.com/photos/iicreative/5191957220/
    Beijinho
    Mané
    (Bolo da Tia Rosa)

    ResponderEliminar
  18. Ficaram tão lindas :)... adoro este tipo de bolinhos...
    beijoca

    ResponderEliminar
  19. Fiquei de água na boca Gisela... eu adoro este tipo de bolinho!
    Ficaram com um aspecto super delicioso.
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  20. Essas broas parecem deliciosas, e devem ser bem cheirosas tb...

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Minha querida, experimentei e fiquei surpreendida! Como é que é possível umas pequenas bolinhas saberem tão bem? :D
    Adorei! Excelentes! Obrigada por partilhares esta receita connosco!

    Beijinho*

    ResponderEliminar