sábado, 22 de janeiro de 2011

Pão de Centeio com Arandos

De todas as farinhas pré-preparadas, esta é a minha preferida, não a uso tanto como gostaria porque não tenho nenhuma loja Ikea perto, mas sempre que lá vou, vem comigo uma ou duas embalagens.
Encontra-se no supermercado de produtos suecos do Ikea, e se não experimentaram façam-no, porque vale realmente a pena.
Cada embalagem tem 1 kilo de farinha e dois pacotes de fermento seco, cá em casa dá para duas utilizações.



Ingredientes
  • 500g de farinha de centeio com arandos
  • 3 dl de água
  • 1 pacote de fermento seco ( incluido na embalagem)

Preparação Bimby

Colocar no copo a água e programar 2 minutos, temperatura 37, velocidade 2.
Juntar a farinha e o fermento, 10 segundos velocidade 6 e 3 minutos velocidade espiga.
Deixar a massa levedar no copo, ou numa taça tapada com um pano, até duplicar de volume.

Retirar para uma superficie enfarinhada, amassar um pouco e formar o pão como preferir. Coloque num tabuleiro forrado de papel vegetal, ou em forma de bolo inglês também forrado, reservar 30 minutos e levar ao forno para assar.

Nota - Se pretender preparar na MFP, deite a água, seguida da farinha e do fermento e programe a máquina de acordo com as instruções da mesma.

Acompanhado com doce de marmelo fica uma delicia, acreditem.

Bom fim de semana a todos!

15 comentários:

  1. A proxima vez que lá fôr vou buscar um pacote para experimentar.Deve ser bom.

    Bjinhos,

    Rita

    ResponderEliminar
  2. Amiga, tb adoro pão de centeio!
    Nunca experimentei essa farinha do Ikea, mas pelo aspecto, deve resultar um pão delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amiga nunca provei =(
    Tenho de seguir a tua dica e quando for ao Ikea adquirir uma embalagem para mim.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  4. Já experimentei e é mesmo muito bom.

    ResponderEliminar
  5. Ainda não vi lá esta farinha. Quando lá for tenho de procurar. Tem muito bom aspecto.
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  6. hummm esta muito bom so espero que nao faça engordar muito haaaaaaaaaaaaaaa beijinhos bom domingo isa

    ResponderEliminar
  7. Já o fiz muitas vezes e gosto imenso.
    Bom domingo para todos!

    ResponderEliminar
  8. Adoro esse pão, sempre que lá vou também trago uns pacotinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Gisela, não conhecia esta farinha do Ikea, o centeio faz um pãozinho fantástico, com boa cor e muito saboroso.
    O teu paõzinho está mesmo apetecivel;)
    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  10. A foto está linda Gisela parece um poema e que dizer desse pãozinho com arandos...um capricho.

    Beijinhos e em troca dou-te um selo da amizade que tenho para ti no meu blog...

    ResponderEliminar
  11. Boa dica Gisela, n sabia que o IKEA vendia farinha para pão. Quando lá for vou fazer o mesmo que tu :) Tem um aspecto fantástico, adorei a imagem como sempre! beijos da marmita

    ResponderEliminar
  12. Adoro pão de centeio.
    Não conhecia essa farinha do Ikea.Aguçaste a minha curiosidade, pois o pão ficou muito apetitoso.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Gisa que belas fatias de pão e ainda por cima provocas com esse doce mesmo ao lado :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Tão poética, a fotografia. Flores, pão, doce e uma tábua de madeira. Uma imagem essencial. Confesso que fazer pão não é o meu forte, mas estas imagens fazem-me rever esse ponto de vista. A ver se um dia tento:)Depois digo como correu a sua receita nas mãos da Mar.

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  15. e muito bom sim. tenho que dar uma saltadela a essa seççao quando me dirigira a loja

    ResponderEliminar